Circulação, transporte público e pensamento urbano: Benjamín Vicuña Mackenna e seu projeto de 1863 para a construção de uma rede metropolitana de bondes em Santiago do Chile.

Autores

  • Elisabet Prudant Universidade de Sao Paulo, Doutorado em História Social

DOI:

https://doi.org/10.23871/dimensoes-n42-19350

Resumo

Este artigo analisa a importância do paradigma moderno da circulação e o papel do transporte público como ferramentas do pensamento urbano nos primórdios da modernização da cidade de Santiago do Chile. O objeto de análise será o projeto formulado em 1863 por Benjamín Vicuña Mackenna para a construção de uma rede estendida de bondes de tração animal que ligaria o centro de Santiago com os eixos agrícolas, mineiros e populacionais que o rodeavam. A importância deste projeto se funda na concepção de uma rede de trânsito em função de fluxos metropolitanos antes que Santiago experimentasse a metropolização, o que lhe confere um valor excepcional por seu caráter visionário, adiantando-se a problemas que incidirão negativamente no desenvolvimento futuro da capital chilena. Além disso, situa a cidade de Santiago como uma entidade histórica que, longe de se encontrar isolada em seu desenvolvimento, esteve em contato permanente com as localidades suburbanas e rurais de seu entorno. 

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Biografia do Autor

Elisabet Prudant, Universidade de Sao Paulo, Doutorado em História Social

Doutoranda em História Social na Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Estudos Latino-americanos pela Universidad de Chile (2010). Licenciatura em História pela Universidad de Santiago de Chile (2006). Sua área de estudo é a História da América Latina, tendo como principais linhas de pesquisa a história das cidades e o transporte, história das mulheres e a história das idéias políticas.

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Publicado

01-07-2019

Edição

Seção

Artigos