Dar “uma voz” aos judeus: representação na Espanha Medieval
DOI:
https://doi.org/10.23871/dimensoes-n42-26447Resumo
Este trabalho analisa a presença judaica na Hispânia medieval através da ótica jurídica. Tendo em conta o papel dos judeus no processo de retomada gradual dos espaços ibéricos pelos reis cristãos. Bem como, a necessidade de contar com os judeus nos cargos administrativos, nas finanças, na colonização, na medicina e em múltiplas habilidades artesanais, que resulta em uma situação jurídica judaica “sui generis” no ocidente medieval. O titulo do estudo é “dar uma voz aos judeus” se relaciona com a percepção da relativa personalidade jurídica dos judeus nos reinos cristãos ibéricos na Idade média central.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-07-2019
Edição
Seção
Dossiê "Minorias, poder, saberes e trocas culturais: do Império Romano ao medievo"
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).