Opinião pública na Europa e no Brasil: das origens da expressão à materialização tardia
Resumo
O presente artigo tem por objetivo discorrer acerca do conceito de opinião pública, que surgiu nos países da Europa Ocidental durante os séculos XVI a XVIII, período também conhecido como Antigo Regime. Parte-se do pressuposto de que o advento da opinião pública, pensada como espaço privilegiado de ação política, representou algo de grande impacto, razão pela qual o conceito tornou-se, para muitos, fundador da própria modernidade. Este trabalho também procura compreender a formação e materialização da opinião pública no Brasil, que ocorreu de maneira tardia e retardatária, graças à tradição autoritária do país, verificada desde o processo de formação do seu Estado Nacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).