Pirenópolis/GO: de antigas Minas de Nossa Senhora do Rosário a circuito de turismo nacional
Resumo
O universo urbano de Pirenópolis, antiga Meia Ponte, como palco da investigação proposta, será analisado em três momentos específicos: a mineração, a agropecuária e o turismo. A perspectiva de análise, pautada em discussões estabelecidas a partir da sociedade pirenopolina, compõe a historicidade da constituição espacial do núcleo urbano minerador quase que esvaziado durante o período dedicado à agropecuária, mas que por estar no “entroncamento” de caminhos acabou colaborando para a manutenção e a preservação dos aspectos arquitetônicos e urbanísticos que posteriormente foram reconhecidos como patrimônio nacional, o que também incentivou o turismo local, responsável pelas transformações atuais. Propomos três abordagens sobre o mesmo espaço geográfico, Pirenópolis, em distintos tempos históricos e com olhares interdisciplinares, pretendendo, assim, refletir sobre a evolução do espaço urbano, do século XVIII ao século XXI.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).