NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE: ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS PARA ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v2i50.27858Abstract
O presente artigo apresenta uma revisão bibliográfica e documental sucinta sobre as contribuições das ações oriundas do Programa Incluir, cujo material de análise são teses e dissertações selecionados no Catálogo de Teses e Dissertações – CAPES que discorrem sobre a temática. Contatou-se a importância dos núcleos de acessibilidade dentro das Instituições Federais de Ensino Superior, visto que são um aliado na construção de ações e práticas inclusivas para estudantes com deficiência, altas habilidades/superdotação e transtorno do espectro autista, ações estas que não se restringem apenas ao atendimento individual de estudantes público-alvo da Educação Especial, mas também no desenvolvimento de ações em equipe, como orientação a professores e coordenadores, apoio especializado com presença de tradutor e intérprete de LIBRAS, material adaptado, estratégias pedagógicas acessíveis que visam atenuar situações excludentes nas instituições de ensino.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Programa Incluir. Brasília: MEC/SEESP, 2004b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-incluir. Acesso em: 22 mar.2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: MEC/SEESP, 2008a.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2008b.
BRASIL. Decreto nº. 6.949, de 25 de agosto de 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm.Acesso em: 13 jun. 2017.
BRASIL. Programa Incluir. Documento Orientador: Acessibilidade na Educação Superior. Brasília: DF: SECADI/SESu, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação (2013). Censo da Educação Superior: 2013. Brasília, DF.
BRASIL. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm .Acesso em: 24 mar. 2019.
CIANTELLI, A. P. C; LEITE, L. P. Ações Exercidas pelos Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais Brasileiras. Revista. Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 22, n. 3, p. 413-428, jul-Set, 2016. Disponível em: http://www.sicelo.br/pdf/ree/v22n3/1413-6538-rbee-22-03-0413.pdf . Acesso em: 20 mar.2019.
FERREIRA, S.L. Ingresso, permanência e competência: uma realidade possível para universitários com necessidades educacionais especiais. Revista Brasileira de Educação Especial, v.13, n.1, p.43-60, 2007.
MACIEL, C. E; ANACHE, A. A. A permanência de estudantes com deficiência nas universidades brasileiras. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 33, n. especial 3, p. 71-86, dez. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/nspe.3/0104-4060-er-03-71.pdf . Acesso em: 21 mar. 2019.
MELO, F. R. L. V. de. O Programa Incluir na Universidade Federal do Rio Grande do Norte: conquistas e desdobramentos institucionais. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A. (orgs.). Educação Especial Inclusiva: legados históricos e perspectivas, Marilia, São Paulo: UNESP, 2015, p. 273-286.
MELO, F. R. L. V. de.; MARTINS, M. H. Legislação para estudantes com deficiência no Ensino Superior no Brasil e em Portugal: algumas reflexões. Revista Acta Scientiarum. Education (Online), v. 38, p. 259-269, 2016.
MELO, F. R. L. V; ARAÚJO, E. R. Núcleos de Acessibilidade nas Universidades: reflexões a partir de uma experiência institucional. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo. Número Especial, p.57-66, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-85572018000400057&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 22 mar. 2019.
PLETSCH, M. D; MELO, F.R. L.V de. Estrutura e funcionamento dos Núcleos de Acessibilidade nas Universidades Federais da Região Sudeste. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.12, n.3, p. 1610-1627, jul./set. 2017.
SANTOS, J. L. P D. O programa incluir na UFMT: acesso e permanência na educação superior. 2016. 255 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS, 2016.
SARAVALI, E. G. Dificuldades de Aprendizagem no Ensino Superior: reflexões a partir da perspectiva piagetiana. ETD-Educação Temática Digital, Campinas, v.6, n.2, p.99-127, jun.2005.
SEVERINO, M. P. S. R. S. Avaliação do Processo de Implementação do Programa Incluir na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012-2014). 2017. 401 f. Tese (Doutorado em ciências sociais) - Universidade do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
SILVA, C. S. S. Acesso e permanência do estudante deficiente na educação superior: análise do programa incluir na universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005 - 2010). 2013. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS, 2013.
SOUZA, B. C. S. Programa Incluir (2005-2009): uma iniciativa governamental de educação especial para a educação superior no Brasil. 2010. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Relatório Anual de Ações/Acessibilidade. UFSM, Núcleo de Acessibilidade, Ânima, Núcleo de apoio a aprendizagem- Santa Maria, 2014.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Relatório Anual Núcleo de Acessibilidade. UFSM, Núcleo de Acessibilidade, Ânima, Núcleo de apoio a aprendizagem- Santa Maria, 2018. Disponível em: https://www.ufsm.br/orgaos-executivos/caed/wpcontent/uploads/sites/391/2019/05/Relat%C3%B3rio_N%C3%BAcleo-de-Acessibilidade_2018-final-1-reformatado.pdf. Acesso em: 10 mai.2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Relatório Técnico. 2012. Disponível em: http://novoportal.unipampa.edu.br/novoportal/. Acesso em: 10 maio17.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Relatório de Implantação de Acessibilidade, 2017. Disponível em: http://www.ufrgs.br/ufrgs/inicial. Acesso em: 10 maio 19.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Registros do NAI, 2019. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/nai/. Acesso em 11 maio19.
Published
Versions
- 23-07-2020 (2)
- 23-07-2020 (1)
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0