Arte Sonora e Emergência
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.31127Palavras-chave:
arte e tecnologia, arte sonora, emergência, performance sonora, arte generativa.Resumo
Este artigo relaciona o conceito de emergência em sistemas complexos à proposições estéticas desenvolvidas no âmbito da arte sonora. Para tanto serão elaboradas intersecções conceituais interdisciplinares entre arte, ciência e tecnologia, com o intuito de estabelecer confluências capazes de potencializar os sentidos poéticos de uma arte generativa capaz de endereçar problemáticas de autoria e colaboração no cerne da discussão entre humano e não humano em artes.
Downloads
Referências
BERTALANFFY, Ludwig Von. Teoria Geral dos Sistemas. São Paulo: Ed. Vozes, 1975.
CAGE, John. Silence: lectures and writings. Versão digitalizada pelo Internet Archive, 2012 (primeira edição por Middletown, Connecticut: Wesleyan University Press, 1961). Disponível em:https://archive.org/stream/silencelecturesw1961cage/silencelecturesw1961cage_djvu.txt. Acesso em Junho de 2020.
FLUSSER, Vilém. A escrita. Há futuro para a escrita? São Paulo: Annablume, 2010.
___. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Ubu Editora, 2017.
GALANTER, Philip. What is Generative Art? Complexity Theory as a Context for Art Theory, 2003. Documento online. Disponível em: http://www.philipgalanter.com/downloads/ga2003_paper.pdf. Acesso em Junho de 2020.
___ What is emergence? Generative murals as experiments in the philosophy of complexity, 2004. Documento online. Disponível em: http://philipgalanter.com/downloads/ga2004_what_is_emergence.pdf. Acesso em Junho de 2020.
GLUCK, Robert. Live electronic music performance: innovations and opportunities. In: Tav+, Music, Arts, Society, University at Albany, 2007.
IAZETTA, Fernando. Processos Musicais: entre a experimentação e a criação. In: Revista Resonâncias, NuSOM, USP, São Paulo, vol.19, n°36, 2015 (pp 141-146).
JOHNSON, Steven. Emergência: a vida integrada de formigas, cérebros, cidades e softwares. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2003.
LABELLE, Brandon & RODEN, Steve (Eds.) Site of Sound: Of architecture and the ear. Los Angeles: Errant Bodies Press/Smart Art Press, 1999.
MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo, Lisboa: Instituto Piaget, 1991.
TOOP, David. Sonic Boom. In: Sonic Boom: the Art of Sound. London: Hayward Gallery Publishing, 2000.
TRUAX, Barry. Acoustic Communication. Westport, Connecticut: Greenwood Publishing, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de trabalhos submetidos à Revista Farol autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.