O compartilhamento de conhecimentos no segundo ciclo da música ubíqua

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v19i28.43455

Palavras-chave:

música onipresente de segunda onda, compartilhamento de conhecimento, jam2jam, marcação de tempo

Resumo

Descrevemos dois ambientes musicais ubíquos (ubimus) que promovem a criação e o compartilhamento de conhecimentos e de recursos criativos. Tendo em vista que a atividade musical é situada e corporizada e considerando os aspectos comunitários dos engajamentos mútuos, o design proposto foca no apoio à produção de conhecimento. O primeiro caso discute o uso do sistema jam2jam em ambientes educacionais formais e informais, descrevendo o papel da escuta como uma das estratégias para a geração de conhecimento. O segundo exemplo visa a concepção de uma metáfora para a ação criativa que faz uso de pistas sonoras ambientais para viabilizar a tomada de decisões estéticas – a marcação temporal. Colocamos o problema do compartilhamento de conhecimentos no contexto das atuais abordagens teóricas da criatividade. Os resultados indicam que as atividades musicais criativas abrangem o uso de estímulos ambientais e interações sociais intensas. Isso precisa ser considerado ao projetar tecnologias de apoio à ação criativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Damián Keller , Amazon Centre for Music Research - NAP, Brazil/Ubiquitous Music Group

Professor Associado de Tecnologia Musical na Universidade Federal do Acre e na Universidade Federal da Paraíba no Brasil. É cofundador da rede internacional de investigação Ubiquitous Music Group e membro fundador do Centro de Investigação Musical da Amazónia (NAP). Publicou mais de duzentos artigos sobre música ubíqua e prática criativa ecologicamente fundamentada em revistas sobre tecnologia da informação, design, educação, filosofia e artes. O seu último livro coeditado é Ubiquitous Music Ecologies (Routledge).

Leandro Costalonga , Universidade Federal do Espírito Santo/Ubiquitous Music Group

Graduado em Ciência da Computação (2001), mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Computing, Communication, and Electronics - University of Plymouth,UK (2009). Professor do Departamento de Computação e Eletrônica (DCEL/CEUNES) e do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) da Universidade Federal do Espírito Santo.

Júlia Mello, FAPES/LEENA/PPGA/UFES

Pesquisadora no Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (LEENA/UFES) e pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Artes (PPGA-UFES). Bolsista FAPES.

Referências

ADKINS, B., DILLON, S., BROWN, A. R., HIRCHE, K., GIBBONS, C. The Role of Generative Arts in Supporting Cultural Participation: A conceptualisation of the jam2jam network Jamming Tool. In M. Docherty,

S. Kenderdine, T. Wyeld (eds.), 13th International Conference on Virtual Systems and Multimedia (VSMM) (pp. 1–9). Brisbane: The International Society on Virtual Systems and MultiMedia, 2007. http:// australia.vsmm.org/proceedings.htm

BEGHETTO, R. A., KAUFMAN, J. C. Toward a broader conception of creativity: A case for “mini-c” creativity, Psychology of Aesthetics Creativity and the Arts 1:2, 2007, pp. 73-79.

BOWN, O., ELDRIDGE, A., MCCORMACK, J. Understanding interaction in contemporary digital music: From instruments to behavioural objects, Organised Sound 14, 2009, pp. 188-196.

BROWN, A. R., Modesof Compositional Engagement. Mikropolyphony 6, 2000. http://pandora.nla.gov.au/

pan/10054/20021007-0000/farben.latrobe.edu.au/mikropol/volume6/brown_a/brown_a.html

BROWN, A. R. Engaging in a sound musicianship. In G. McPherson (ed.), The Child as Musician: A handbook of Musical Development (pp. 208–220). New York: Oxford University Press, 2015.

BROWN, A. R., DILLON, S. Meaningful Engagement with Music Composition. In David Collins, ed., The Act of Musical Composition: Studies in the Creative Process (pp. 79-110). Surrey, UK: Ashgate, 2012.

BROWN, A. R., STEWART, D., HANSEN, A., STEWART, A. Making meaningful musical experiences accessible using the iPad, In Keller, D., Lazzarini, V., Pimenta, M. S., eds., Ubiquitous Music, Heidelberg Berlin: Springer International Publishing, 2014, pp. 65-8.

CARROLL, E. A., LATULIPE, C., FUNG, R., TERRY, M. Creativity factor evaluation: Towards a standardized survey metric for creativity support, In Proceedings of the Seventh ACM Conference on Creativity and Cognition, Berkeley, CA: ACM, Berkeley, CA, 2009, pp. 127-136.

COSTALONGA, L. et al. The Ragpicking DMI Design: The case for green computer music. 10th International Conference on Digital and Interactive Arts. 2021.

DEWEY, J. Art as Experience. New York: Putmans, 1934.

DILLON, S. C. Music is a wordless knowing of others: Resilience in virtual ensembles, In A. Brader (ed.), Songs of Resilience (pp. 239-254). Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2011.

FARIAS, F. M., KELLER, D., PINHEIRO DA SILVA, F., PIMENTA, M. S., LAZZARINI, V., LIMA, M. H., COSTALONGA, L., JOHANN, M. Everyday musical creativity support: mixDroid second generation (Suporte para a criatividade musical cotidiana: mixDroid segunda geração), In Keller, D., Lima,

M. H. and Schiavoni, F., eds., Proceedings of the V Workshop on Ubiquitous Music (V UbiMus). Vitória, ES: Ubiquitous Music Group, 2014.

GRANT, K. A. Tacit knowledge revisited – We can still learn from Polanyi, The Electronic Journal of Knowledge Management 5)2), 2007, pp 173-180, http://www.ejkm.com.

KAUFMAN, J. C., BEGHETTO, R. A. Beyond big and little: The four c model of creativity, Review of General Psychology 13(1), 2009, pp. 1-12.

KELLER, D. Everyday musical creativity. In Ubiquitous Music Ecologies, London: Routledge, 2020, pp. 23-51.

KELLER, D., ALIEL, L., FILHO, M. C. & COSTALONGA, L. Toward Ubimus Philosophical Frameworks. Open Philosophy 4(1), 2021, pp. 353–371.

KELLER, D., BARREIRO, D. L., QUEIROZ, M., PIMENTA, M. S. "Anchoring in ubiquitous musical activities", In Proceedings of the International Computer Music Conference, Ann Arbor, MI: MPublishing, University of Michigan Library, 2010, pp. 319-326.

KELLER, D., CAPASSO, A., TINAJERO, P., FLORES, L. V., PIMENTA, M. S. Green Canopy: On The Road [Ubiquitous Music Work] In Proceedings of XII Brazilian Symposium on Computer Music (SBCM 2009), Porto Alegre, RS: SBC, 2009.

KELLER, D., FERREIRA, E., PINHEIRO DA SILVA, F., LIMA, M. H., PIMENTA, M. S., LAZZARINI, V. Everyday musical creativity: An exploratory study with vocal percussion (Criatividade musical cotidiana: Um estudo exploratório com sons vocais percussivos) In Proceedings of the National Association of Music Research and Post-Graduation Congress - ANPPOM, Natal, RN: ANPPOM, 2013.

KELLER, D., FLORES, L. V., PIMENTA, M. S., CAPASSO, A., TINAJERO, P. Convergent trends toward ubiquitous music, Journal of New Music Research 40(3), 2011, pp. 265-276.

KELLER, D. & LAZZARINI, V. Theoretical approaches to musical creativity: The ubimus perspective. Musica Theorica 2(1), 2017, pp. 1-53.

KELLER, D., LAZZARINI, V., PIMENTA, M. S. (eds.) Ubiquitous Music, Vol. XXVIII, Berlin and Heidelberg: Springer International Publishing, 2014a. (ISBN: 978- 3-319-11152-0.)

KELLER, D., LAZZARINI, V. & PIMENTA, M. S. Ubimus through the lens of creativity theories. In Damián Keller, Victor Lazzarini and Marcelo S. Pimenta, eds., Ubiquitous Music, Berlin and Heidelberg: Springer International Publishing, 2014, pp. 3-23.

KELLER, D., LIMA, M. H. Supporting everyday creativity in ubiquitous music making, In Kostagiolas, P., Martzoukou, K. and Lavranos, C., eds., Trends in Music Information Seeking, Behavior, and Retrieval for Creativity. Vancouver, BC: IGI Global Press, 2015.

KELLER, D., MILETTO, E. M., OTERO, N. Creative surrogates: Supporting decision-making in ubiquitous musical activities, In Proceedings of the 3rd International Conference on Computation, Communication, Aesthetics and X (xCoAx 2015), Glasgow, Scotland: xCoAx, 2015.

KELLER, D., PINHEIRO DA SILVA, F., GIORNI, B., PIMENTA, M. S., QUEIROZ, M. Spatial tagging: an exploratory study (Marcação espacial: estudo exploratório), In Costalonga, L., Pimenta, M. S., Queiroz, M., Manzolli, J., Gimenes, M., Keller, D., Farias, R. R., eds., Proceedings of the 13th Brazilian Symposium on Computer Music (SBCM 2011), Vitória, ES: SBC, 2011b.

KELLER, D., TIMONEY, J., COSTALONGA, L., CAPASSO, A., TINAJERO, P., LAZZARINI, V., PIMENTA, M. S., LIMA, M. H., JOHANN, M. Ecologically grounded multimodal design: The Palafito 1.0 study. In Proceedings of the International Computer Music Conference (ICMC 2014), Ann Arbor, MI: MPublishing, University of Michigan Library, 2014b.

KOZBELT, A., BEGHETTO, R. A., RUNCO, M. A. Theories of creativity, In Kaufman, J. C., Sternberg, R. J., eds., The Cambridge Handbook of Creativity. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 2010, pp. 20-47.

LAZZARINI, V., YI, S., TIMONEY, J., KELLER, D., PIMENTA, M. S. The Mobile Csound Platform, In Proceedings of the International Computer Music Conference, ICMA, Ann Arbor, MI: MPublishing, University of Michigan Library, 2012, pp. 163-167.

LIMA, M. H., KELLER, D., PIMENTA, M. S., LAZZARINI, V., MILETTO, E. M. Creativity-centred design for ubiquitous musical activities: Two case studies, Journal of Music, Technology and Education 5(2), 2012, pp. 195-222.

MESSINA, M., KELLER, D., ALIEL, L., GOMEZ, C., FILHO, M. C. & SIMURRA, I. The Internet of Musical Stuff (IoMuSt): ubimus perspectives on artificial scarcity, virtual communities and (de)objectification. INSAM: Journal of Contemporary Music, Art and Technology 9, 2022, pp. 26–50.

PINHEIRO DA SILVA, F., KELLER, D., FERREIRA, E., PIMENTA, M. S., LAZZARINI, V. Everyday musical creativity: Exploratory study of ubiquitous musical activities (Criatividade musical cotidiana: Estudo exploratório de atividades musicais ubíquas), Música Hodie 13, 2013, pp. 64-79.

POLANYI, M. Personal Knowledge: Towards a Post- critical Philosophy, London: Routledge, 1958.

RADANOVITSCK, E. A. A., KELLER, D., FLORES, L. V., PIMENTA, M. S., QUEIROZ, M. mixDroid: Time tagging for creative activities (mixDroid: Marcação temporal para atividades criativas), In Costalonga, L., Pimenta,

M. S., Queiroz, M., Manzolli, J., Gimenes, M., Keller, D., Faria, R. R., eds., Proceedings of the XIII Brazilian Symposium on Computer Music (SBCM 2011), Vitória, ES: SBC, 2011.

RICHARDS, R., KINNEY, D., BENET, M., MERZEL, A. Assessing everyday creativity: Characteristics of the lifetime creativity scales and validation with three large samples, Journal of Personality and Social Psychology 54, 1988, pp. 476-485.

SIMONTON, D. K. History, chemistry, psychology, and genius: An intellectual autobiography of historiometry, In Runco, M. A., Albert, R. S., eds., Theories of Creativity, Newbury Park, CA: Sage, 1990, pp. 92-115.

WESSEL, D., WRIGHT, M. Problems and prospects for intimate musical control of computers, Computer Music Journal (26:3), 2002, pp. 11-22.

Downloads

Publicado

10-01-2024

Como Citar

Keller , D., Costalonga , L., & Mello, J. (2024). O compartilhamento de conhecimentos no segundo ciclo da música ubíqua. Revista Farol, 19(28), 164–175. https://doi.org/10.47456/rf.v19i28.43455

Edição

Seção

Traduções