O grotesco entre a subjetividade e a coletividade

revisitando o projeto Venus of Willendorf de Brenda Oelbaum

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v19i28.43445

Palavras-chave:

arte contemporânea, corpo gordo, Vênus de Willendorf, grotesco, feminismo

Resumo

O artigo apresenta uma análise do projeto Venus of Willendorf da artista canadense Brenda Oelbaum, iniciado em 2008 e ainda em execução. Oelbaum resgata figuras rotundas da história da arte, como a Vênus de Willendorf, construindo novas linguagens de crítica às dietas e aos padrões corpóreos. Fala de si através da fotografia, da escultura, do vídeo, das performances e das instalações, debochando e convocando o público para ações colaborativas através de uma poética permeada por excentricidade e excessos.

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Biografia do Autor

Júlia Mello, FAPES/LEENA/PPGA/UFES

Pesquisadora no Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (LEENA/UFES) e pós-doutoranda no Programa de Pós-graduação em Artes (PPGA-UFES). Bolsista FAPES.

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

Mello, J. (2023). O grotesco entre a subjetividade e a coletividade: revisitando o projeto Venus of Willendorf de Brenda Oelbaum. Farol, 19(28), 59–69. https://doi.org/10.47456/rf.v19i28.43445

Edição

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Seção Temática