v. 19 n. 28 (2023)

Brenda Oelbaum, The Venus of Fonda, 2010. Escultura com páginas de publicaçõ es de dieta e exercícios da atriz Jane Fonda. Fotografia: Amanda Nichol Rogers.

O número 28 da já consolidada Revista Farol tem como seu eixo principal conceitos que moldam o dossiê temático “Feminismo e decolonialidade”. Os artigos aqui incluídos atestam a influência significativa que essas correntes teóricas e políticas têm exercido na arte contemporânea. Tal significa, como é razoável pensar hoje, a reordenação, ou aggiornamento cultural – a par da profunda transformação da dialética da relação arte/crítica que propicia, sob a forma de uma constelação móvel de enunciados, ao pesquisador teorizar o sentido e o posicionamento de práticas frente a um conjunto de disciplinas – a estética, a filosofia, a história, a antropologia, a psicanálise, a tecnologia, a invenção e, essencialmente, a arte – bem como a um contexto discursivo e visual que o envolve cultural e socialmente.

Publicado: 10-01-2024

Edição completa

  • Apresentação

    Editores
    7-9
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v19i28.43437

Ensaios

  • Abordagens musicais onipresentes da segunda onda para o compartilhamento de conhecimento

    Damián Keller , Leandro Costalonga
    11-21
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v19i28.43454

Seção Temática

  • Do Imaginar ao Vestir processos e experimentações artísticas sobre o rito de passagem – casamento

    Elaine Karla de Almeida, Michele Dias Augusto
    23-33
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v19i28.43438
  • Feminismo decolonial e arte contemporânea nas Américas

    Elisa de Souza Martínez, Isabela Capinzaiki Silveira Martins
    34-45
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v19i28.43439
  • Dona Dominga para além das escadarias do poder

    Fabíola Fraga Nunes, Fabricio do Rosário Moreira, Giuliano Miranda , José Cirillo
    46-58
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v19i28.40098
  • O grotesco entre a subjetividade e a coletividade revisitando o projeto Venus of Willendorf de Brenda Oelbaum

    Júlia Mello
    59-69
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v19i28.43445
  • Castiel Vitorino Brasileiro visualidades sobre gênero e raça

    Matheusa Moreira Nunes, Larissa Fabricio Zanin
    70-80
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v19i28.43446
  • Curadoria Decolonial Artistas Negras No Espírito Santo

    Mayara Simões de Carvalho, Aissa Afonso Guimarães
    81-90
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v19i28.43447
  • Do peito da pele e Yorùbáiano reflexões acerca da arte como local de existência

    Rafaela Maria Martins da Silva
    91-99
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v19i28.43448

Artigos

  • A presença da ausência na arte

    Mónica Elisa Contreras Godínez
    101-110
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v19i28.43449
  • Teoria dos sistemas e linguagem musical de Luhmann

    Kin Modesto Sugai, Vitorino Modesto dos Santos
    111-119
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v19i28.43450
  • O complexo cultural cais das artes museu “suspenso”

    Neusa Maria Mendes
    120-137
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v19i28.43451
  • Quebrar o silêncio. Reinventar o lugar. As cidades musicais ao som do Brega

    Paula Guerra
    138-152
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v19i28.43453
  • Arquivos pessoais e documentos de processo de criação uma imbricação necessária

    Rosa da Penha Ferreira da Costa
    152-162
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v19i28.43337

Traduções

  • O compartilhamento de conhecimentos no segundo ciclo da música ubíqua

    Damián Keller , Leandro Costalonga ; Júlia Mello
    164-175
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v19i28.43455