Do peito da pele e Yorùbáiano
reflexões acerca da arte como local de existência
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v19i28.43448Palavras-chave:
Coletivo Rachadura Visual, Ayrson Heráclito, Yorùbáiano, existências mínimasResumo
Do peito da pele, videoinstalação do coletivo Rachadura Visual e Yorùbáiano de Ayrson Heráclito são obra e exposição que confrontam o cristianismo ao mesmo tempo que defendem a existências de corpos queers, pretos e o sagrado afro-brasileiro. Associadas às teorias de Georges Didi-Huberman, David Lapoujade e Étienne Souriau, o artigo irá entender os artistas como advogados e funâmbulos que conferem as existências levantadas em suas feituras artísticas o direito de ser real, colocando a arte como o local possível manter e garantir determinados modos existência.
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Referências
CAMPOS, Marcelo et al. Ayrson Heráclito: Yorùbáiano. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2022.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos Vaga-Lumes. Belo Horizonte: UFMG, 2011.
___________. Sobre o fio. Trad. Fernando Scheibe. Desterro: Cultura e Barbárie, 2019.
LAPOUJADE, David. As existências mínimas. São Paulo: N-1 Edições, 2017.