Feminismo decolonial e arte contemporânea nas Américas
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v19i28.43439Palavras-chave:
feminismo decolonial, arte nas Américas, arte contemporânea brasileira, Rosana Paulino, Marcela CantuáriaResumo
Partimos da investigação da produção de artistas mulheres interseccionada em uma análise sociológica das artes nas Américas. Destacam-se as obras de Rosana Paulino (1967 -) e Marcela Cantuária (1992 -) e seus modos de representar questões de gênero e da decolonialidade. Analisamos a pluralidade das construções pictóricas na representação de violências de gênero e heranças do colonialismo. Identifica-se neste trabalho possibilidades de investigação sociológica da produção artística nas Américas considerando as especificidades de diferentes matrizes visuais.
Downloads
Referências
AKOTIRENE, Carla. Feminismos Plurais: Interseccionalidade. São Paulo: Pólen Livros, 2020. 113 p.
ALVES, Bruno Oliveira; SILVEIRA, Luciana Martha. Os deslocamentos de sentido na série Bastidores, de Rosana Paulino. ANAIS DO II COLÓQUIO DE FOTOGRAFIA DA BAHIA, [s. l.], v. 1, ed. 1, p. 155-167, Nov. 2018. Disponível em: http://www.coloquiodefotografia.ufba.br/os-deslocamentosde-sentido-na-serie-bastidores-de-rosana-paulino/ Acesso em: 4 ago. 2022.
ANDRADE, José Carlos. História Hoje: Saiba o que foi o Motim das Mulheres. Radioagência Nacional, [S. l.], p. s/n, 31 ago. 2022. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/geral/audio/2015-08/historia-hoje-saiba-o-que-foio-motim-das-mulheres Acesso em: 23 ago. 2022
BEVILACQUA, Juliana da Silva Ribeiro. O vazio na obra de Rosana Paulino. In: PICCOLI, Valéria; NERY, Pedro (org.). Rosana Paulino: a costura da memória. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2018. p. 149-162.
BUTLER, Judith P. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2003.
CANTUÁRIA, Marcela. 2021. Disponível em: https://www.marcelacantuaria.com.br/sobre Acesso em: 20/04/2022
CANTUÁRIA, Marcela. 2021. Disponível em: https://www.marcelacantuar ia.com.br/matrialivre?pgid=k9havpsd-d0d93d06-144c-47a5-b901-6b4cfbae0b52 Acesso em: 20/04/2022
CANTUÁRIA, Marcela. Motim de Mulheres. 2021. Acrílica s/ tela, 150 x 100 cm. Disponível em: ht tps://www.marcelacantuar ia.com.br/matr ialivre?pgid=k9havpsd-d0d93d06-144c-47a5-b901-6b4cfbae0b52 Acesso em: 23 ago. 2022.
DINIZ, Clarissa, 2021. Marcela Cantuária: “Doe a quem doer”. 10 dez. 2019. Disponivel em: https://ar tebrasileiros .com.br/ar te/ar t is ta/marcelacantuaria-doe-a-quem-doer/ Acesso em: 20/04/2022.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.). Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020. 384 p.
LIMA, Julia. Quem foi Linda Nochlin?. ARTEQUEACONTECE, [S. l.], p. s/n, 29 out. 2018. Disponível em: https://www.artequeacontece.com.br/quem-foi-linda-nochlin/ Acesso em: 8 ago. 2022.
LOPES, Fabiana. Rosana Paulino: o tempo do fazer e a prática do compartilhar. In: PICCOLI, Valéria; NERY, Pedro (org.). Rosana Paulino: a costura da memória. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2018. p. 163-182.
MIGNOLO, Walter D. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Tradução de Ângela Lopes Norte. Cadernos de Letras da UFF. Dossiê: Literatura, língua e identidade, Niterói, n. 34, 2008, p. 287-324.
NOCHLIN, Linda. Porque não houve grandes mulheres artistas?. AYERBE, Julia (ed.). Tradução: Juliana Vacaro. 2. ed. rev. São Paulo: Edições Aurora, maio 2016. 28 p. Disponível em: http://www.edicoesaurora.com/ensaios/Ensaio6.pdf. Acesso em: 8 ago. 2022.
OBEL, Amanda. “A beleza da luta: tão urgente quanto a vida”, com Marcela Cantuária. 10 de jul. 2021. Disponível em: https://midianinja.org/news/abeleza-da-luta-tao-urgente-quanto-a-vida-commarcela-cantuaria/ Acesso em: 20/04/2022
PALMA, Adriana Dolci. Costurando os fios de uma trajetória artística. In: PICCOLI, Valéria; NERY, Pedro (org.). Rosana Paulino: a costura da memória. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2018. p. 183-197.
PAULINO, Rosana. 2022. Disponível em: https://rosanapaulino.com.br/sobre/ Acesso em: 04/08/2022.
PAULINO, Rosana. Bastidores. 1997. Imagem transferida sobre tecido, bastidor e linha de costura 30,0cm diâmetro. Disponível em: https://rosanapaulino.com.br/multimidia/15-bastidor-mamvi-1/ Acesso em: 23 ago. 2022.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (Org.). A Colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO – Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005, p. 107-130.
QUINTELLA, Pollyana. ROSANA PAULINO: Quando a imagem vira corpo. 01 de jul. 2020. https://revistacontinente.com.br/edicoes/234/rosanapaulino Acesso em: 04/08/2022.
SATOU, Danilo. A representatividade da mulher na arte. São Paulo: Centro Cultural, 6 mar. 2020. Disponível em: http://centrocultural.sp.gov.br/2020/03/06/a-representatividade-da-mulher-naarte/. Acesso em: 25 nov. 2021
SCHIMIDT, Rita Terezinha. . Para além do dualismo natureza/cultura: ficções do corpo feminino. In: RODRIGUES, Carla; BORGES, Luciana; RAMOS, Tania Regina Oliveira (org.). Problemas de gênero. Rio de Janeiro: Funarte, 2016. p. 343-368.
SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para análise histórica. ed. 3. Recife: SOS Corpo, 1996.
SPERO, Nancy. Manifesto feminista. In: PEDROSA, Adriano; CARNEIRO, Amanda; ANDRÉ, Mesquita (Orgs.). História das Mulheres, Histórias Feministas. vol. 2 antologia. São Paulo: MASP, 2019, p. 33-41.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de trabalhos submetidos à Revista Farol autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.