Curadoria Decolonial

Artistas Negras No Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v19i28.43447

Palavras-chave:

curadoria, arte contemporânea, artistas negras, produção artística

Resumo

A história da arte foi construída com critérios exclusivos que invisibilizam questões de gênero e raça. As artes, assim como inúmeras outras áreas, são opressivas e legitimam artistas brancos, europeus, de classe média e, acima de tudo, homens. O movimento impulsionado pelas artistas mulheres dos anos 1960 e 1970 segue se desdobrando nos dias atuais, em que ainda é preciso reivindicar e valorizar as expressões artísticas femininas. Desta forma, a seleção de produções de artistas negras no Espirito Santo estudantes, mães, professoras, artistas e mulheres tem como objetivo a produção e a difusão das artes. As produções compartilhadas neste artigo dialogam entre si, numa diversidade em linguagens artísticas, técnicas e em pesquisas no campo artístico. Encontra-se mulheres, não somente por detrás da obra sendo representadas, mas mulheres que se representam e apresentam força e sensibilidade por meio da arte. Evidencia-se a mulher negra como protagonista na arte, afirmando sua presença e suas lutas por igualdade e direitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Simões de Carvalho, FAPES/PPGA/UFES

Mestranda em Artes pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo. Possui graduação em Artes Visuais pela UFES (2019), especialização em História e Cultura Indigena Afro-Brasileira pela Faculdade Famart (2021).

Aissa Afonso Guimarães, PPGA-UFES

Professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGA/UFES, pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB/UFES. Bacharel, licenciada e mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - IFCS/UFRJ, doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - ECO/UFRJ. Atua na área de Artes no ensino, na pesquisa e na extensão no campo das artes populares e do patrimônio cultural afro-brasileiro, envolvendo ações de salvaguarda e produção de conhecimentos, junto aos sujeitos e comunidades detentores das culturas tradicionais, com ênfase no estado do Espírito Santo.

Referências

AQUINO, R. Arte participativa, mediação cultural e práticas colaborativas:perspectivas para uma curadoria expandida. Repertório, 90-103. 2016.

AZEVEDO, Anna. Instituições Culturais. Curadoria é poder. Goethe-Institut Brasil. Data de acesso 05/10/2022.

CASTANHO, Maria Eugênia. Arte-Educação e intelectualidade da arte. In. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação. PUC- Campinas, SP. 1982. CHIARELLI, Tadeu. Arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos 1999. 311 p. il. Color.

CONDURU, Roberto. Arte Afro-Brasileira. Belo Horizonte: C/Arte, 2007

FANON, Frantz. Pele Negra, Máscaras Brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. Lisboa: Editora Ulisseia ,1961.

HOOKS, Bell. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Elefante, 2019.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

MBEMBE, A. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Tradução Renata Santini. São Paulo: N-1 edições, 2018.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder y clasificación social. Journal of World System Research, v. VI, n. 2, Summer /Fall 2000, p. 342-386.

SANTOS, Neuza Souza. Tornar-se Negro: ou as vicissitudes da identidade do negro em Ascenção Social. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

SANTOS, Renata Aparecida Felinto dos. A construção da identidade afrodescendente por meio das artes visuais contemporâneas: estudos de produções e poéticas. Tese (Doutorado em Artes). Instituto de Artes – UNESP, São Paulo, 2016.

Downloads

Publicado

10-01-2024

Como Citar

Carvalho, M. S. de, & Guimarães, A. A. (2024). Curadoria Decolonial: Artistas Negras No Espírito Santo. Revista Farol, 19(28), 81–90. https://doi.org/10.47456/rf.v19i28.43447

Edição

Seção

Seção Temática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)