Dona Dominga

para além das escadarias do poder

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v19i28.40098

Palavras-chave:

monumento, memória, gênero, arte pública, resistência

Resumo

A pesquisa se propõe adentrar no aspecto humano dos monumentos públicos na cidade de Vitória, e possivelmente, comprovar a existência de uma aura mortal, existente no maciço aparentemente invisível.   Investigará Dona Dominga, a estátua e ao mesmo tempo, Dominga, a mulher.  Conhecida por seus contemporâneos, porém, praticamente invisibilizada ao longo do tempo em que "jaz" nas escadarias do palácio do governo capixaba, resistente enquanto bronze, viva enquanto mulher. Nesse contexto, será fundamental o "diálogo" com o autor da obra o italiano radicado em Vitória, Carlo Crepaz. 

Biografia do Autor

  • Fabíola Fraga Nunes, FAPES/PPGA/UFES

    Mestranda em Artes do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Espírito Santo, Licenciatura plena em Artes Visuais pela UFES, pesquisadora do Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes (LEENA/UFES), Professora da Educação Básica do Município de Vitória do Espírito Santo, bolsista pela FAPES

  • Fabricio do Rosário Moreira, PPGA/UFES

    Bacharel em Música- piano pela Faculdade de Música do Espírito Santo (2003). De 2006 a 2010 estudou no Vienna Konservatorium, em Viena, Áustria, na classe da professora Blazenka Arnic Lemez. Em 2011 cursou pós-graduação em Artes e Educação no CESAP em Vitória ES. Foi professor acompanhador na Faculdade de Música do Espírito Santo de 2011 a 2020. É mestrando do PPGA/UFES na turma de 2021.

  • Giuliano Miranda , Faculdade Venda Nova do Imigrante

    Graduado em Pedagogia pela Faculdade Leonardo Da Vinci (Uniasselvi) Graduado em História pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni). Pós- graduado em EJA pela Faculdade Brasileira Cristã (Fabra).

  • José Cirillo , FAPES/CAPES/CNPq/LEENA/PPGA/UFES

    Pós-doutor em Artes pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Artista e Pesquisador Produtividade PQ2 CNPQ. Coordenador (2018- até a presente data) e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Artes da UFES. Desenvolve pesquisas e projetos sobre ecossistemas urbanos e arte pública, observados pelo processo criativo com financiamentos do CNPQ, CAPES e FAPES.

Referências

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Publicado

10-01-2024

Edição

Seção

Seção Temática

Como Citar

Dona Dominga: para além das escadarias do poder. (2024). Farol, 19(28), 46-58. https://doi.org/10.47456/rf.v19i28.40098