Criatividade e inovação 4.0. promovendo a renovação por meio do pensamento de possibilidades

Autores

Palavras-chave:

criatividade, inovação, pensamento de possibilidades

Resumo

Este artigo explora as conexões entre criatividade, inovação e cidadania moderna, focando na “Criatividade e Inovação 4.0” para entender como essas dimensões contribuem para avanços tecnológicos e reformulam normas sociais. O trabalho também aborda os desafios e as limitações do pensamento de possibilidades, inclusive desigualdades tecnológicas. Por fim, o artigo esboça um percurso em direção a uma sociedade em que a criatividade e a inovação servem não apenas para o desenvolvimento econômico, mas também para o enriquecimento da vida democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margaret Mangion, Instituto Edward de Bono para Pensamento Criativo e Inovação/Universidade de Malta

A Professora Margaret Mangion possui um Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Leicester (Reino Unido), um MBA pela Maastricht School of Management (Holanda), um Certificado de Pós-Graduação em Educação e um Bacharelado em Psicologia pela Universidade de Malta. Ela é Diretora e Professora Sênior no The Edward de Bono Institute for Creative Thinking and Innovation na Universidade de Malta, onde leciona sobre criatividade, inovação e liderança desde 2012.

Referências

APPADURAI, A. The Future as Cultural Fact: Essays on the Global Condition. Rassegna Italiana di Sociologia, Rivista Trimestrale Fondata da Camillo Pellizzi, 2013.

BAKHTIN, M. M. Problems of Dostoevsky's Poetics. Edited and translated by Caryl Emerson. University of Minnesota Press, 1984.

BARBOT, B.; KAUFMAN, J. C. What makes immersive virtual reality the ultimate empathy machine? Computers in Human Behavior, v. 111, Article 106431, 2020.

BEGHETTO, R. A.; GLĂVEANU, V. P. The beautiful risk of moving toward pedagogies of the possible. In: The Palgrave Handbook of Transformational Giftedness for Education. Springer, 2022. p. 23-42.

BRUCE, D. D.; CROOK, G. The Dream Cafe: Lessons in the Art of Radical Innovation. Wiley, 2015.

CHRISTENSEN, C. M.; RAYNOR, M. E. The Innovator’s Solution: Creating and Sustaining Successful Growth. Harvard Business School Press, 2003.

CRAFT, A. Possibility thinking: From what is to what might be. In: WEGERIF, R.; LI, L.; KAUFMAN, J. C. (Eds.). The Routledge International Handbook of Research on Teaching Thinking. Routledge, 2015. p. 177-191.

EPSTEIN, J. L. School, Family, and Community Partnerships: Preparing Educators and Improving Schools (2nd ed.). Routledge, 2011. https://doi.org/10.4324/9780429494673

GLĂVEANU, V. P. The Possible: A Sociocultural Theory. Oxford University Press, 2020.

GLĂVEANU, V. P.; KARWOWSKI, M.; ROSS, W.; BEGHETTO, R. A. Possibility thinking scale: An initial psychometric exploration. Possibility Studies & Society, v. 2, n. 1, p. 125-147, 2024.

GLĂVEANU, V. P.; NESS, I. J.; WASSON, B.; LUBART, T. Sociocultural perspectives on creativity, learning, and technology. In: MULLEN, C. A. (Ed.). Creativity Under Duress in Education?. Springer, Cham, Switzerland, 2019. p. 63-82.

HUGHES, D. J.; LEE, A.; TIAN, A. W.; NEWMAN, A.; LEGOOD, A. Leadership, creativity, and innovation: A critical review and practical recommendations. The Leadership Quarterly, 2018.

LUBART, T. The 7 C's of creativity. The Journal of Creative Behavior, v. 51, n. 4, p. 293-296, 2017.

MANGION, M.; VALQUARESMA, A. Calling out for the possible! Is it our chance to make it right? Creativity: Theories – Research – Applications, 2024.

MULGAN, G. The process of social innovation. Innovations: Technology, Governance, Globalization, v. 1, n. 2, p. 145-162, 2006.

OECD. The OECD Learning Compass 2030. OECD Publishing, 2020.

OECD. The Culture Fix: Creative People, Places and Industries. Local Economic and Employment Development (LEED), OECD Publishing, Paris, 2022. https://doi.org/10.1787/991bb520-en

OECD. PISA 2022 Results (Volume III): Creative Minds, Creative Schools. OECD Publishing, Paris, 2024. https://doi.org/10.1787/765ee8c2-en

RHODES, M. An analysis of creativity. The Phi Delta Kappan, v. 42, n. 7, p. 305-310, 1961. http://www.jstor.org/stable/20342603

SATALKINA, L.; STEINER, G. Social innovation: A retrospective perspective. Minerva, v. 60, p. 567-591, 2022. https://doi.org/10.1007/s11024-022-09471-y

SUSSKIND, R.; SUSSKIND, D. The Future of the Professions: How Technology Will Transform the Work of Human Experts. Oxford University Press, UK, 2015.

TAPSCOTT, D.; WILLIAMS, A. D. Wikinomics: How Mass Collaboration Changes Everything. Portfolio, New York, 2006.

WIEDEMER, D.; WIEDEMER, R. A.; SPITZER, C. S. Aftershock: Protect Yourself and Profit in the Next Global Financial Meltdown. John Wiley & Sons, 2015.

WILKIE, A.; SAVRANSKY, M.; ROSENGARTEN, M. (Eds.). Speculative Research: The Lure of Possible Futures. 1st ed. Routledge, 2017. https://doi.org/10.4324/9781315541860

WOLFF, J. How is technology changing the world, and how should the world change technology? Global Perspectives, v. 2, n. 1, p. 27353, 2021.

Downloads

Publicado

11-11-2024

Como Citar

Mangion, M. (2024). Criatividade e inovação 4.0. promovendo a renovação por meio do pensamento de possibilidades. Farol, 50–63. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/46732