En la piel

corpo, resitências, encontros e hibridações

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.40816

Keywords:

Arte pandêmica, Vídeodança, processo criativo, hibridação

Abstract

The videodance En la piel was produced during the course of the research “Narratives of the dying self” that investigates methodological processes of creation through hybrid heuristics. Five versions were created during the period of social isolation and partial return to coexistence due to the Covid-19 pandemic. (Re)connects two male bodies that at that moment were distanced, questioning themselves about the uncertainty of a reunion. The technology of editions has united what was separated. En la piel is about bodies, resistances, encounters and hybridizations.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Valdemir de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Pesquisa dança, artes visuais, performances, arte e mediações tecnológicas e videodança.

Reinilda de Fátima Berguenmayer Minuzzi, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Engenharia de Produção e associada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Pesquisa as relações entre arte, design e tecnologia.

References

BASBAUM, Ricardo. Além da pureza visual. Porto Alegre: Zouk, 2007.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

CATTANI, Icleia Borsa. Arte contemporânea: o lugar da pesquisa. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (Org.). O meio como ponto zero – metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: UFRGS, 2002. p. 35 - 50.

COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Tradução de Sandra Rey. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2003.

COUCHOT, Edmond. As condutas estéticas como experiências vividas. In: A natureza da arte: o que as ciências cognitivas revelam sobre o prazer estético. São Paulo: Unesp, 2018. 271-277.

GIANNETTI, Cláudia. Estética Digital: Sintopia da arte, a ciência e a tecnologia. Tradução de Maria Angélica Melendi. Belo Horizonte: C/Arte, 2006.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. 2. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2017.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual. Porto Alegre: Artmed, 1998.

PASSERON, René. Da estética à poiética. Porto Alegre, RS, nov. 1997. In: Revista Porto Arte, Porto Alegre, n. 15, V. 8. p. 103-116, nov. 1997.

REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em arte. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (Org.). O meio como ponto zero – metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: UFRGS, 2002. p. 123 – 140.

SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

VALENTE, Agnus. Heurística híbrida e processos criativos híbridos: uma reflexão sobre as metodologias da criação no contexto do hibridismo em artes. In: FIORIN, Evandro; LANDIM, Paula da Cruz; LEOTE, Rosangela da Silva (Org.). Arte-ciência: processos criativos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. (Coleção PROPe Digital - UNESP). ISBN 9788579836244. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/123646. Acesso em: 23 jun. 2020.

Published

15-06-2022

How to Cite

Oliveira, V. de, & Minuzzi, R. de F. B. (2022). En la piel: corpo, resitências, encontros e hibridações. Farol, 18(26), 64–70. https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.40816

Issue

Section

Seção Temática