Aspectos do quadro educacional nos confins Amazônicos: O Caso da Conurbação Brasiléia-Epitaciolândia

Autores

  • Leonardo Luiz Silveira da Silva Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO23.14249

Resumo

O presente artigo versa sobre a análise espacial dos dados educacionais coletados em pesquisa de campo nas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia. Tais cidades, por apresentarem características sui generis como sua posição junto ao limite com a Bolívia e o seu status de cidade gêmea compartilhado com Cobija, capital do departamento boliviano de Pando, expressam suas peculiaridades por intermédio do seu quadro educacional investigado. O artigo apresentará as relações de complementariedade existentes entre centros urbanos conurbados, o deslocamento de pessoas em busca dos equipamentos educacionais e o perfil geográfico dos estudantes nesta região ainda pouco estudada do território nacional.

Palavras-chave: Fronteira; Cidades Gêmeas; Educação.

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Biografia do Autor

Leonardo Luiz Silveira da Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas

Graduado em Geografia, especialista em Políticas Sociais, Mestre em Relações Internacionais e Doutor em Geografia pela PUC-MG.

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Publicado

11-08-2017

Como Citar

SILVA, Leonardo Luiz Silveira da. Aspectos do quadro educacional nos confins Amazônicos: O Caso da Conurbação Brasiléia-Epitaciolândia. Geografares, Vitória, Brasil, n. 23, p. 72–93, 2017. DOI: 10.7147/GEO23.14249. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/14249. Acesso em: 18 nov. 2024.