Território do Sisal-Bahia: da difundida precariedade ao fortalecimento dos ativismos sociais

Autores

  • Jamille da Silva Lima Universidade do Estado da Bahia
  • Agripino Souza Coelho

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO23.14388

Resumo

Analisar a coexistência entre as condições estruturais que perdura no Território do Sisal e a emergência e o fortalecimento dos ativismos sociais é o objetivo central deste artigo. Para a leitura desse contexto espacial acionamos os termos “permanências” e “emergências”, empregados como um par dialético. As permanências manifestam-se pelo conjunto de condições estruturais e pela particularidade histórica que se forjou no Território do Sisal (Bahia)  reconhecido pela prevalência das chamadas adversidades físico-naturais atribuídas à seca, por um conjunto de indicadores socioeconômicos desfavoráveis exemplificados pelos índices de analfabetismo, desemprego, entre outros, bem como pelos esquemas de autoritarismo e clientelismo político. As emergências são reveladas na mobilização e complexificação de redes de organizações sociais, consideradas como modalidades de ativismos sociais.

Palavras-chave: ativismos sociais, permanências, emergências, Território do Sisal.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jamille da Silva Lima, Universidade do Estado da Bahia
    Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor de Geografia Humana na Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
  • Agripino Souza Coelho
    Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAM), mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor de Geografia Regional na Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Downloads

Publicado

11-08-2017

Como Citar

Território do Sisal-Bahia: da difundida precariedade ao fortalecimento dos ativismos sociais. Geografares, Vitória, Brasil, n. 23, p. 51–71, 2017. DOI: 10.7147/GEO23.14388. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/14388. Acesso em: 17 jan. 2026.