Território do Sisal-Bahia: da difundida precariedade ao fortalecimento dos ativismos sociais
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO23.14388Resumo
Analisar a coexistência entre as condições estruturais que perdura no Território do Sisal e a emergência e o fortalecimento dos ativismos sociais é o objetivo central deste artigo. Para a leitura desse contexto espacial acionamos os termos “permanências” e “emergências”, empregados como um par dialético. As permanências manifestam-se pelo conjunto de condições estruturais e pela particularidade histórica que se forjou no Território do Sisal (Bahia) reconhecido pela prevalência das chamadas adversidades físico-naturais atribuídas à seca, por um conjunto de indicadores socioeconômicos desfavoráveis exemplificados pelos índices de analfabetismo, desemprego, entre outros, bem como pelos esquemas de autoritarismo e clientelismo político. As emergências são reveladas na mobilização e complexificação de redes de organizações sociais, consideradas como modalidades de ativismos sociais.
Palavras-chave: ativismos sociais, permanências, emergências, Território do Sisal.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Geografares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).