Como os mapas que “viralizam” nas redes sociais podem ser usados no ensino de Geografia. A experiência em uma instituição de educação básica do município de Santa Maria no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/geo.v5i40.44127

Palavras-chave:

mapas fake, alfabetização cartográfica, redes sociais, Brasil

Resumo

O objetivo da pesquisa é investigar as potencialidades dos mapas que circulam em redes sociais para o ensino de Geografia no Ensino Médio, como uma primeira aproximação da Cartografia Escolar e da Cartografia Viral. Metodologicamente, foi feito um debate teórico sobre a relação entre a Geografia e redes sociais, os alunos interpretaram quatro mapas virais e foi aplicado um questionário de validação. Os alunos apontaram que passam 10% dos dias nas redes sociais, consomem pouco conteúdo ligado à Geografia e mapas, e quando observam posts de Geografia, preferem aqueles ligados a curiosidades e memes. Quanto aos mapas virais, os alunos visualizaram a ausência de elementos cartográficos, o que causou problemas na comunicação cartográfica e possibilidade de gerar fake news. Por fim, destaca-se que os mapas virais podem ser elementos para deixar a aula de Geografia mais entusiasmante e fomentar aspectos de Alfabetização e Letramento Cartográfico a partir do ciberespaço.

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Biografia do Autor

Franciele Delevati Ben, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFSM. Pesquisadora no Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) da UFSM e voluntária no Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU) da UFSM e Divulgadora Científica da Página Cartografia Viral no Instagram. Atua principalmente nos seguintes temas: mapeamento geoambiental, caderno didático, atlas municipais, mapeamento participativo e ensino de Geografia física.

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Especialização em Cartografia e Sensoriamento Remoto e em Geografia Populacional, Urbana e Econômica pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (EAD). Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Geociências e no PPPGeo e Coordenadora dos Cursos Presenciais de Geografia Licenciatura e Geografia Bacharelado da UFSM. É líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU - UFSM). Atua como docente credenciada/colaboradora no Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional, vinculada ao polo do Instituto Federal Catarinense (IFC), Brusque/SC. Tem interesse nas áreas de pesquisa de Ensino de Geografia e Cartografia Escolar; Formação de Professores; Cartografia Temática; e Geografia Urbana. Foi docente de Geografia no Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Santa Maria/RS.

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Fluxograma Cartografia Viral e Cartografia Escolar

Publicado

21-03-2025

Como Citar

PETSCH, Carina; DELEVATI BEN, Franciele; LAMPERT BATISTA, Natália. Como os mapas que “viralizam” nas redes sociais podem ser usados no ensino de Geografia. A experiência em uma instituição de educação básica do município de Santa Maria no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Geografares, Vitória, Brasil, v. 5, n. 40, 2025. DOI: 10.47456/geo.v5i40.44127. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/44127. Acesso em: 30 mar. 2025.