Como os mapas que “viralizam” nas redes sociais podem ser usados no ensino de Geografia. A experiência em uma instituição de educação básica do município de Santa Maria no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.47456/geo.v5i40.44127Palavras-chave:
mapas fake, alfabetização cartográfica, redes sociais, BrasilResumo
O objetivo da pesquisa é investigar as potencialidades dos mapas que circulam em redes sociais para o ensino de Geografia no Ensino Médio, como uma primeira aproximação da Cartografia Escolar e da Cartografia Viral. Metodologicamente, foi feito um debate teórico sobre a relação entre a Geografia e redes sociais, os alunos interpretaram quatro mapas virais e foi aplicado um questionário de validação. Os alunos apontaram que passam 10% dos dias nas redes sociais, consomem pouco conteúdo ligado à Geografia e mapas, e quando observam posts de Geografia, preferem aqueles ligados a curiosidades e memes. Quanto aos mapas virais, os alunos visualizaram a ausência de elementos cartográficos, o que causou problemas na comunicação cartográfica e possibilidade de gerar fake news. Por fim, destaca-se que os mapas virais podem ser elementos para deixar a aula de Geografia mais entusiasmante e fomentar aspectos de Alfabetização e Letramento Cartográfico a partir do ciberespaço.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Rosângela. Doin. Novos rumos da cartografia escolar. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2011. v. 1. 192p.
ALMEIDA, Doin de Almeida; ALMEIDA, Regina Araujo. Fundamentos e perspectivas da Cartografia Escolar no Brasil. Revista Brasileira de Cartografia, Rio de Janeiro, n. 63/4, p. 885-897, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/download/44689/23703. Acesso em: 11 jan. 2024.
BATISTA, Natália Lampert; BECKER, Elsbeth Léia Spode; CASSOL, Roberto. Multiletramentos e Multimodalidade na Cartografia Escolar para o Ensino de Geografia: Considerações Gerais. Para Onde!?, v. 12, n. 2, p. 01-10, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/97186/56315. Acesso em: 11 jan. 2024.
BATISTA, Natália Lampert; BECKER, Elsbeth Léia Spode; CASSOL, Roberto. Mapas híbridos e multimodais: em busca de multiletramentos na Cartografia Escolar. PESQUISAR–Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia, v. 5, n. 7, p. 19-35, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/pesquisar/article/view/66673/40541. Acesso em: 10 nov. 2023.
BATISTA, Natália Lampert. Cartografia Escolar, Multimodalidade e Multiletramentos para o ensino de Geografia na contemporaneidade. 181 páginas (Tese de Doutorado) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, RS, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/19065. Acesso em: 11 jan. 2024.
BATISTA, Bruno Nunes. Como dar uma aula de Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 23, p. 1-34, 2019. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/270300715.pdf. Acesso em: 15 dez. 2023.
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Cartografia Escolar e o Pensamento Espacial Fortalecendo o Conhecimento Geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 7, n. 13, p. 207–232, 2017.
CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella; DE PAULA, Igor Rafael. O papel do pensamento espacial na construção do raciocínio geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 10, n. 19, p. 294–322, 2020. Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/494. Acesso em: 20 nov. 2023.
CANTO, Tania Seneme. Cartografia e tecnologias digitais: novas abordagens e linguagens para a sala de aula. Curitiba: CRV, 2022.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino: Geografia escolar e procedimentos de ensino numa perspectiva sócio construtivista. Goiânia: Alternativa, 2002.
FIELD, Kenneth. A cacophony of cartography. The Cartographic Journal, v. 51, n. 1, p. 1-10, 2014. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1179/0008704114Z.000000000120. Acesso em: 11 out. 2023.
FRANCO, Juliana. Cartografias Criativas: da razão cartográfica às mídias móveis. Curitiba: Appris, 2019
GIRARDI, Gisele. Mapas alternativos e educação geográfica. PerCursos, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 39–51, 2012. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2759/2196. Acesso em: 11 jan. 2024.
MUEHLENHAUS, Ian. Going viral: The look of online persuasive maps. Cartographica: The International Journal for Geographic Information and Geovisualization, v. 49, n. 1, p. 18-34, 2014. Disponível em: https://www.utpjournals.press/doi/abs/10.3138/carto.49.1.1830. Acesso em: 11 out. 2023.
PETERSON, Michael. Maps and the Internet: what a mess it is and how to fix it. Cartographic perspectives, n. 59, p. 4-11, 2008. Disponível em: https://cartographicperspectives.org/index.php/journal/article/view/cp59-peterson/pdf. Acesso em: 11 jan. 2024.
Autor et al. Cartografia Viral e Hashtags: Como um #mapa pode ganhar engajamento nas redes sociais? Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia, v. 19, n. 2, p. 103-122, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/estgeo/article/view/15879/12136. Acesso em: 11 jan. 2024.
Autor et al. O que um mapa precisa para ganhar likes, comentários e compartilhamentos no Instagram e no Facebook do Projeto Cartografia Viral?. GEOgraphia, v. 23, n. 51, 2 dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/47205/30516. Acesso em: 26 out. 2023.
Autor et al. Mapas e Memes: Será que “Da Match” nas redes sociais? Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 93, p. 261–278, 2023.
Autor et al. Mapas en las redes sociales: un estudio de caso del proyecto Cartografía Viral en Facebook y en Instagram. Revista de Geografía Norte Grande, [S. l.], n. 85, 2023. Disponível em: https://www.scielo.cl/pdf/rgeong/n85/0718-3402-rgeong-85-00110.pdf. Acesso em: 11 jan. 2024.
PISSINATI, Mariza Cleonice; ARCHELA, Rosely Sampaio. Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de geografia. Geografia, v. 16, n. 1, p. 169-95, 2007. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6579. Acesso em: 26 out. 2023.
RICHTER, Denis. A linguagem cartográfica no ensino de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 7, n. 13, p. 277-300, 2017. Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/511/252. Acesso em: 11 jan. 2024.
RIZZATTI, Maurício; CASSOL, Roberto; BECKER, Elsbeth Léia Spode. A Cartografia Escolar e a Teoria das Inteligências Múltiplas no ensino de Geografia: contribuições das geotecnologias no Ensino Fundamental. Ateliê Geográfico, v. 14, n. 3, p. 239-267, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/atelie/article/download/65949/36320/. Acesso em: 10 jan. 2024.
RIZZATTI, Maurício; BECKER, Elsbeth Léia Spode; CASSOL, Roberto. Cartografia Escolar Multi(Geo)Modal: Contribuição das Inteligências Múltiplas, Multimodalidade e Neurociências para o Ensino de Geografia. Caderno de Geografia, v. 33, p. 1010-1034, 2023. Disponível em: +https://periodicos.pucminas.br/index.php/geografia/article/download/30270/21128. Acesso em: 9 jan. 2024.
RICHTER, Denis.; BUENO, Míriam Aparecida. As potencialidades da Cartografia Escolar: a contribuição dos mapas mentais e atlas escolares no ensino de Geografia. Anekumene, n. 6, p. 9-19, 2013. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/anekumene/article/view/3397. Acesso em: 16 dez. 2023.
ROBINSON, Anthony C.; ZHU, Xi. Visualizing Viral Cartography with MapReverse. GI_Forum, v. 10, p. 91-97, 2022.
SANTOS, Vitor Coletto dos; LOPES, Milena Ilha; RIZZATTI, Maurício; BATISTA, Natália Lampert. (Ciber)Espaço geográfico da política: O potencial educativo por detrás dos memes sobre as eleições presidenciais. Metodologias e Aprendizado, Blumenau/SC, v. 6, p. 450–464, 2023a. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/metapre/article/view/3749/3278. Acesso em: 9 jan. 2024.
SANTOS, Vitor Coletto dos; RIZZATTI, Maurício; PETSCH, Carina; BATISTA, Natália Lampert. Memes de cartografia: Uma proposta didático-pedagógica para o ensino de geografia. Metodologias e Aprendizado, Blumenau/SC, v. 6, p. 261–277, 2023b. Disponível em:
SHANNON, Jerry; WALKER, Kyle E. Ventures into Viral Cartography: Waffle House, Educational Attainment, and the Social Life of Maps. The Professional Geographer, v. 72, n. 1, p. 66-77, 2020. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/metapre/article/view/3062/2902. Acesso em: 11 jan. 2023.

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Geografares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).