Explorações do antivalor em Francisco de Oliveira e David Harvey

Autores

  • Paulo Cesar Xavier Pereira FAU/USP
  • Vinicius Nakama FAU/USP
  • Kamir Freire Gemal FAU/USP
  • Tales Fontana Siqueira Cunha FAU/USP
  • Luis Andrés Cevallos Serrano FAU/USP

DOI:

https://doi.org/10.47456/geo.v5i40.46835

Palavras-chave:

tríade, valor, não-valor

Resumo

Este estudo examina a noção de antivalor nas obras de Francisco de Oliveira e David Harvey, em diálogo com Marx, visando ampliar a compreensão teórica dos movimentos do valor. A abordagem qualitativa discute e avança sobre a elaboração conceitual dos autores, destacando aproximações e distanciamentos em suas concepções. Como resultado, propõe-se a tríade valor, antivalor e não-valor enquanto contribuição ao debate crítico.

Downloads

Biografia do Autor

Paulo Cesar Xavier Pereira, FAU/USP

Professor Sênior da FAU USP desde 01.07.2024. Docente no Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, desde 1978. Dedica-se à pesquisa das condições sociais do desenvolvimento técnico da indústria da construção na cidade de São Paulo com ênfase na perspectiva dos Fundamentos Sociais da Arquitetura, do Urbanismo e da Urbanização. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1974), Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1975), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1984), Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1990) e estagiou em nível de pósdoutorado na Ècole d'Architecture de Grenoble (1992).

Vinicius Nakama, FAU/USP

Arquiteto e Urbanista graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015). Especialista em Planejamento e Gestão de Cidades pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2020). Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (2022). Atualmente cursa o programa de pós-graduação, nível doutorado, na mesma instituição. Bolsista Fapesp (n. 2022/15763-9). É pesquisador do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LabHab) da FAU-USP.

Kamir Freire Gemal, FAU/USP

Doutorando na linha de Planejamento Urbano e Regional, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP), sob orientação da Prof. Dr. Maria Beatriz Cruz Rufino. Bacharel em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/Maracanã). Integrante do grupo de pesquisa EPUR Espaço, Produção e Política Urbano (FAU/USP), sob responsabilidade da Prof. Dr. Maria Beatriz Cruz Rufino e do Prof. Dr. Paulo Cesar Xavier Pereira, na linha de pesquisa Produção do Espaço: Imobiliário e Infraestrutura em transformação. E integrante do NEPGE Núcleo de Estudos de Geografia Econômica (UERJ) sob responsabilidade da Prof. Dr. Regina Helena Tunes, na linha de pesquisa Metropolização e o Desenvolvimento Urbano. Bolsista de Mestrado FAPESP (2023-2025) e ex-bolsista de Iniciação Científica FAPERJ (2020-2022).

Tales Fontana Siqueira Cunha, FAU/USP

Graduou-se na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP). Cursou o mestrado e atualmente cursa o doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP). Desde 2022, ocupa o cargo de Coordenador Executivo no Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU). É pesquisador do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (LabHab - FAU - USP).

Luis Andrés Cevallos Serrano, FAU/USP

Possui graduação em Arquitectura y Urbanismo - Universidad Central Del Ecuador (2009) e mestrado em URBAN MANAGEMENT AND DEVELOPMENT - Erasmus Universiteit Rotterdam (2014). É professor auxiliar tiempo completo - na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidad Central Del Ecuador (FAU-UCE). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Economia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: cooperativismo, habitação, produção do espaço, economia urbana e cidade. É pesquisador do Observatorio de la Producción del Territorio Ecuatoriano OPTE, da FAU-UCE. Atualmente é doutorando pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Referências

HARVEY, D. O Enigma do Capital: e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2011.

HARVEY, D. O novo imperialismo. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

HARVEY, D. Os limites do capital. São Paulo: Boitempo, 2013 [1982].

HARVEY, D. 17 contradições e o fim do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2016.

HARVEY, D. A loucura da razão econômica: Marx e o capital no século XXI. São Paulo: Boitempo, 2018.

LEFEBVRE, H. A revolução urbana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002 [1970].

LEFEBVRE, H. The production of space. Cambridge: Basil Blackwell, 1991 [1974].

MARX, K. A miséria da filosofia. São Paulo: Global, 1985 [1847].

MARX, K. Grundrisse. São Paulo: Boitempo, 2011 [1858].

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro 1. São Paulo: Boitempo, 2013 [1867].

MARX, K. O Capital: o processo global da produção capitalista. Livro 3. São Paulo: Boitempo, 2016 [1894].

OLIVEIRA, F. Os direitos do antivalor: a economia política da hegemonia imperfeita. Petrópolis: Vozes, 1998.

OLIVEIRA, F. O vício da virtude: autoconstrução e acumulação capitalista no Brasil. Novos Estudos - Cebrap, 2006, p. 67-85.

OLIVEIRA, F. Crítica à razão dualista/Ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2013.

Publicado

21-03-2025

Como Citar

PEREIRA, Paulo Cesar Xavier; NAKAMA, Vinicius; GEMAL, Kamir Freire; CUNHA, Tales Fontana Siqueira; CEVALLOS SERRANO, Luis Andrés. Explorações do antivalor em Francisco de Oliveira e David Harvey. Geografares, Vitória, Brasil, v. 5, n. 40, 2025. DOI: 10.47456/geo.v5i40.46835. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/46835. Acesso em: 31 mar. 2025.