Nuevos usos espaciales en las estaciones ferroviarias de alta velocidad
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO26.21000Resumo
As infrainstruturas de transporte presentes no território condicionam as relações sociais e de comunicação de muitos espaços. Grandes estações, portos e aeroportos se configuram como eixos centrais apresentando ao mesmo tempo um projeto com finalidade turística e funcionalidade das cidades, estando assim acima dos que somente distribuem fluxo de mercadorias ou pessoas,. Hoje em dia, com o avanço produzido nos setores como o ferroviário de alta velocidade, as estações transformaram sua principal função de embarque e desembarque de passageiros em projetos de novos espaços para fins comercias e de negócio. Esse artigo vai mostrar uma análise desse novo fenômeno de transformação espacial e social vinculado as estações ferroviárias de alta velocidade da Espanha. Ao mesmo tempo irá expor o papel social, politico e empresarial representados na cidade e o espaço público das novas estações ferroviárias.
Palavras-chave: setor ferroviário; espaço público; urbanismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Geografares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).