Pandemia, audiovisual nas redes sociais e forças reativas que despotencializam o pensar a espacialidade
DOI:
https://doi.org/10.47456/geo.v1i32.35500Palavras-chave:
Pandemia, Audiovisual, Espaço GeográficoResumo
Este trabalho buscar analisar dois audiovisuais (agenciamentos entre vídeo, áudio e discursos que se avizinham) que estão relacionados ao contexto pandêmico. Estes ocupam as redes sociais, um no YouTube, outro no Facebook. Queremos focar a compreensão dos discursos e narrativas que eles fazem circular, assim como as forças que compõe e como elas se imbricam num modo de subjetivação desta pandemia de Covid-19. Diante do exposto, queremos provocar os leitores, para que se atentem a estes agenciamentos de modo a entende-los melhor, assim como criar e possibilitar outras formas de agenciamento que rasure estas forças, abrindo espaço para pensar de outra maneira.
Downloads
Referências
DELEUZE, Gilles. Nietzsche. Lisboa: Edições 70, 2007.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
_____________________. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia, vol. 5. São Paulo, Ed. 34, 1997.
MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. P.97-210.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Assim Falou Zarastustra: um livro para todos e para ninguém. São Paulo: Martin Claret, 2014.
OLIVEIRA JR, Wenceslao Machado de. O que seriam as geografias de cinema? In: Leituras Transdisciplinares de Telas e Textos, Belo Horizonte, v.1, n.2, p.27-33, 2005.
_____________________. Grafar o espaço, educar os olhos. Rumo a geografias menores. Pro-Posições, Campinas, v. 20, n. 3 (60), p. 17-28, set./dez. 2009.
SANTOS, V. R. dos; RIBEIRO, W. C. Spinoza, uma filosofia da imanência dos afetos. Kínesis, Vol. XII, n° 33, dezembro 2020, p.198-212
SPINOZA, B. Ética segundo a ordem geométrica. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
PIMENTA, Thiago A. S. Cinema, Geografias e Ensino: Diálogos, Encontros e Atravessamentos. Tese de Doutorado, Dourados, UFGD, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).