Educação pública, acesso às tecnologias digitais e ao ensino remoto na pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/geo.v3i36.40047

Palavras-chave:

ensino básico, desigualdade social na educação, políticas públicas

Resumo

Este estudo tem por objetivo traçar um panorama referente à disponibilidade e utilização de tecnologias digitais na educação básica durante a pandemia da COVID-19 e analisar as políticas educacionais no âmbito da rede pública brasileira de ensino. Os resultados da análise documental evidenciaram diferenças entre o uso de internet por estudantes das escolas públicas e privadas, devido à correlação entre o acesso às tecnologias digitais e à renda familiar. Além disso, marcantes desigualdades educacionais regionais e territoriais foram observadas, por exemplo, entre o Nordeste e o Sul e entre espaço rural e urbano. Os dados mostraram que cerca de um milhão de alunos da rede pública de Ensino Médio não teve acesso à internet em 2019, o que dificultou estabelecer um ensino remoto nas unidades educacionais públicas em 2020. A situação é ainda mais alarmante porque não visualizaram políticas públicas para ampliar e assegurar a oferta dos recursos educacionais digitais e promover uma educação para todos.

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Biografia do Autor

Israel de Oliveira Junior, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Geografia; Professor do Programa de Pós-graduação em Análise Ambiental e Gestão Sustentável do Território (PPAGT), Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Marcelo Silva de Souza Ribeiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Ciências da Educação; Professor do Colegiado de Psicologia da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Anderson de Jesus Pereira, Universidade Estadual Paulista

Doutorando em Engenharia Agrícola, Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Kezia Andrade dos Santos, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Ensino e História de Ciências da Terra, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

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Publicado

10-07-2023

Como Citar

DE OLIVEIRA JUNIOR, Israel; MARCELO SILVA DE SOUZA RIBEIRO; ANDERSON DE JESUS PEREIRA; KEZIA ANDRADE DOS SANTOS. Educação pública, acesso às tecnologias digitais e ao ensino remoto na pandemia da COVID-19. Geografares, [S. l.], v. 3, n. 36, p. 189–215, 2023. DOI: 10.47456/geo.v3i36.40047. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/40047. Acesso em: 9 maio. 2024.