Educação pública, acesso às tecnologias digitais e ao ensino remoto na pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.47456/geo.v3i36.40047Palavras-chave:
ensino básico, desigualdade social na educação, políticas públicasResumo
Este estudo tem por objetivo traçar um panorama referente à disponibilidade e utilização de tecnologias digitais na educação básica durante a pandemia da COVID-19 e analisar as políticas educacionais no âmbito da rede pública brasileira de ensino. Os resultados da análise documental evidenciaram diferenças entre o uso de internet por estudantes das escolas públicas e privadas, devido à correlação entre o acesso às tecnologias digitais e à renda familiar. Além disso, marcantes desigualdades educacionais regionais e territoriais foram observadas, por exemplo, entre o Nordeste e o Sul e entre espaço rural e urbano. Os dados mostraram que cerca de um milhão de alunos da rede pública de Ensino Médio não teve acesso à internet em 2019, o que dificultou estabelecer um ensino remoto nas unidades educacionais públicas em 2020. A situação é ainda mais alarmante porque não visualizaram políticas públicas para ampliar e assegurar a oferta dos recursos educacionais digitais e promover uma educação para todos.
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