Entrevista com a Geógrafa-Demógrafa Aurélia Hermínia Castiglioni

Autores

  • Rachel Facundo UFES/ Doutoranda https://orcid.org/0000-0002-3029-4084
  • Ednelson Mariano Programas de Pós-graduação em Demografia (UNICAMP)
  • Jhonatan Telles Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)- Mestrando em Geografia https://orcid.org/0009-0008-1789-0560
  • Gearley Veloso Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)/ Mestrando

DOI:

https://doi.org/10.47456/geo.v4i38.43288

Palavras-chave:

geografia, demografia, Ufes

Resumo

Entrevista realizada em outubro de 2023 com Aurélia Hermínia Castiglioni, professora do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo. O objetivo foi conhecer a sua trajetória pessoal e profissional, descrevendo as suas contribuições em diferentes frentes de trabalho, além de apresentar o seu olhar sobre temas e perspectivas futuras de trabalho relacionados a Geografia e Demografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rachel Facundo, UFES/ Doutoranda

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) , sob orientação do Professor Dr. Ednelson Mariano Dota com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES). Possuo as seguintes graduações: Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza-UNIFOR (2009) e graduação em Geografia nas modalidade Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2012) e (2018) e cursei especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem na Universidade Federal do Ceará-UFC (2013), Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA-Sobral-CE ( 2015) e Pedagogia pela Universidade 9 de Julho (2021).Sou colaboradora voluntária da Universidade Estadual do Ceará no Laboratório de Estudos Urbanos das Cidades-LEURC. Participa do Grupo de Estudos e Articulação Ensino de Geografia e Territórios desde 2018. Com a pesquisa sobre Políticas Públicas de Juventude: Um estudo socioespacial sobre o Centro de Cultura, arte , esporte e ciência-CUCA Barra na cidade de Fortaleza -CE , sob a orientação da Dra Zenilde Baima Amora. Lecionei como professora da educação básica da rede privada de ensino e professora dos cursos de extensão da FLATED. Fui também docente do curso de Geografia da Universidade Aberta do Brasil UAB/UECE (2017-2021). E membro da Diretoria Executiva Nacional ( DEN) da Associação brasileira dos Geógrafos (AGB) no cargo de editora da revista Terra Livre ( Qualis A2 -2017-2020). Atualmente estou no laboratório de Demografia da UFES desde 2021. Pesquisando temas ligados a migração e a população tanto brasileira quanto mundial. E finalizando uma graduação no curso de Pedagogia pela UNINOVE.As principais áreas de atuação são nos seguintes temas: Comunicação, Assessoria, cidades médias, Crato, dinâmica urbana, Ensino e Educação ambiental, sustentabilidade, politicas públicas, juventude, população e espaço urbano, território, migração, população, cinema e cultura.

Ednelson Mariano, Programas de Pós-graduação em Demografia (UNICAMP)

Sou professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP e dos Programas de Pós-graduação em Demografia (UNICAMP) e Geografia (UFES). Minhas pesquisas se concentram nas áreas de mobilidade espacial da população e urbanização, com foco especial em mobilidade residencial, mobilidade pendular e migração interna. Atuo como pesquisador no Núcleo de Estudos de População Elza Berquó (NEPO/UNICAMP), sou membro do Laboratório de análises Geográficas, Demográficas e da População (LAGEDEP/UFES) e coordenador do Grupo de Pesquisa Mobilidade Espacial da População (CNPq/UFES). Desde 2020, integro o Comitê Editorial da Revista Geografares. Sou membro do Grupo de Trabalho de Migração da Associação Brasileira de Estudos Populacionais e da Red Iberoamericana de Investigaciones sobre Migraciones y Movilidad Espacial de la Población (RIIMEP). Em 2018, fui Chefe do Departamento de Geografia da UFES e, no ano anterior, ocupei a posição de sub-chefe. Graduei-me em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) em 2007, onde retornei como professor em 2010 e posteriormente entre 2012 e 2015. Durante esse período, também desempenhei funções administrativas, como Integrador Acadêmico de Graduação (2013) e membro do Grupo de Apoio Pedagógico da PROGRAD (2014 e 2015). Obtive meu mestrado (2011) e doutorado (2015) em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com dissertação e tese focadas em migração intrametropolitana e processos urbanos e regionais. (Lagedep).

Jhonatan Telles , Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)- Mestrando em Geografia

Especialização em andamento em MBA em Gestão Financeira e Orçamentária em Organizações Públicas pela UVV. Atualmente cursa graduação em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES e também cursa Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade de Vila Velha - UVV, além de ser graduado em Gestão Financeira pela Universidade de Vila Velha - UVV, é graduado em Logística pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Participou como bolsista de iniciação científica do CNPq, sendo orientado pelo Dr. Ednelson Dota, desenvolvendo o subprojeto "Aspiração por nova mobilidade entre famílias migrantes na RMGV" no âmbito do projeto "Dinâmica demográfica familiar e padrão migratório no Brasil: transformações desde a década de 1990". Participou como bolsista Proex/UFES no projeto de extensão "Os Perfis Sociais dos Fluxos Migratórios no Espírito Santo". Faz parte do Grupo de Pesquisa em Mobilidade Espacial Populacional (GPMEP) e do Laboratório de Análises Geográficas, Demográficas e Populacionais (Lagedep). Mestrando do Programa de Pós -Graduação em Geografia (PPGG) da UFES.

Gearley Veloso, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)/ Mestrando

Graduado em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus Nova Venécia. Concluiu seu estágio na Coordenação da Licenciatura em Geografia no IFES período (2017/2019). Foi voluntário no Projeto Institucional de Iniciação Científica do IFES (2018/2019). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em Geografia (2019/2020). Também foi bolsista no Programa de Residência Pedagógica (2020/2021). Atualmente desenvolve o seu mestrado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo como bolsista (Capes). É integrante do grupo de pesquisa Mobilidade Espacial da População (CNPq), e do Laboratório de Análises Geográficas, Demográficas e da População (Lagedep). Tem suas pesquisas focadas em temas relacionados à mobilidade espacial da população em grandes aglomerações urbanas, com destaque para mobilidade residencial e geografia da família

Referências

BORGO, I. A. Ufes: 40 anos de história. 2. ed. Vitória: EDUFES, 2014. 244 p.

CASTIGLIONI, A. H. Migrations internes au Bresil (Dissertação em Demografia). Louvain, (Belgique), Universitè Catholique de Louvain, 1984.

CASTIGLIONI, A. H. Migration, urbanisation et développement: le cas de l’Espírito Santo (Tese em Demografia). Bruxelles: CIACO, 1989.

DEMOGRAPHIC RESEARCH. Michel Poulain, s.d. Disponível em: https://www.demographic-research.org/articles/articlesbyauthor/814. Acesso em: 28 de fevereiro de 2024.

DOTA, E. M. Apresentação. In: DOTA, E. M; ROBAINA, I. M. M.; APARICIO, C. A. P.; MARTINS, I. M. M. Família, habitação e mobilidade residencial na metrópole: contribuições a partir da Geografia da população. Letra Capital, 2023a.

DOTA, E. M. Migração e família: elementos para reanimar o debate sobre a Geografia da população no Brasil. In: DOTA, E. M; ROBAINA, I. M. M.; APARICIO, C. A. P.; MARTINS, I. M. M. Família, habitação e mobilidade residencial na metrópole: contribuições a partir da Geografia da população. Letra Capital, 2023b.

WANNER, P.; DUCHÊNE, J. Demographic models, em VISHNEVSKY, A. G. (org.). Population and Development: Challenges and Opportunities. EOLSS Publications, 2009, p. 430.

GIRARD, A. Adolphe Landry et la demographie. Revue francaise de sociologie, vol. 23(1), 1982, p. 111–126. DOI: https://doi.org/10.2307/3320853

LANDRY, A. La révolution démographique – Études et essais sur les problèmes de la population. Paris: INED – Presses Universitaires de France, [1982], 1934.

NOTESTEIN, F. W. Population, the long view, em SCHULTZ, T. (org.). Food for the world. Chicago: University of Chicago Press, 1945, p. 36-57.

REGINATO, M. (org.). De San Marino a Espírito Santo, Fotografia di un’emigrazione. Edizioni del Titano, 2002, p. 281.

REGINATO, M. (org.). De San Marino ao Espírito Santo, fotografia de uma emigração. EDUFES, 2004, p. 312.

RYDER, N. B. Obituary: Frank Wallace Notestein (1902-1983). Population Studies, vol. 38, no. 1, 1984, p. 5–20. DOI: https://doi.org/10.1080/00324728.1984.10412820

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. História, s.d. Disponível em: https://www.ufes.br/hist%C3%B3ria. Acesso em 27 fev. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Apresentação do Programa de Pós-Graduação em Geografia, s.d. Disponível em: https://geografia.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGG. Acesso em 28 fev. 2024.

Publicado

28-06-2024

Como Citar

FACUNDO VASCONCELOS DE OLIVEIRA, Rachel; MARIANO DOTA, Ednelson; TELLES RIBEIRO, Jhonatan; LEOPOLDINO VELOSO, Gearley. Entrevista com a Geógrafa-Demógrafa Aurélia Hermínia Castiglioni. Geografares, Vitória, Brasil, v. 4, n. 38, p. 410–430, 2024. DOI: 10.47456/geo.v4i38.43288. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/43288. Acesso em: 12 jul. 2024.

Edição

Seção

Entrevista