Resenha do livro: Bancel Nicolas et al., La fracture coloniale . La société française au prisme de l'héritage colonial, Paris, La Découverte « Cahiers libres », 2005, 322 páginas
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO16.6349Palavras-chave:
França, História colonial, Estudos pós-coloniaisResumo
Esta obra coletiva, coordenada por Pascal Blanchard, Nicolas Bancel e Sandrine Lemaire, reúne artigos de especialistas de diversas áreas sobre os efeitos do “fato colonial” na França contemporânea. A questão central do livro reside na constatação de alguns dos efeitos que se repercutiram na metrópole francesa e do fato das independências das nações colonizadas não terem constituído necessariamente uma ruptura vigorosa entre o período colonial e pós-colonial. A “fratura” à que se refere o livro estabeleceu-se notadamente no seio da nação francesa. Esta é a razão pela qual o objeto do livro é a “França como sociedade pós-colonial”. Palavras-chave: França, história colonial, os estudos pós-coloniais.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Geografares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).