Análise da cobertura vegetal e uso das terras em unidades geoambientais, nos municípios de Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí, Nordeste, Brasil

Auteurs

  • Francílio de Amorim dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri.
  • Cláudia Maria Sabóia de Aquino Universidade Federal do Piauí / Campus Ministro Petrônio Portela.

DOI :

https://doi.org/10.7147/GEO21.10478

Résumé

É essencial a utilização do geoprocessamento para mapeamento das unidades geoambientais e sensoriamento remoto para análise da cobertura das terras, principalmente, em Áreas Suscetíveis à Desertificação (ASD), tais como os municípios de Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí. Desse modo, o presente estudo propôs-se a identificar as unidades geoambientais presentes nos municípios de Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí e analisar, por meio das imagens do satélite Landsat 5 TM e do sensoriamento remoto, o estado da cobertura vegetal e o uso das terras nas referidas unidades. Foram identificadas cinco unidades geoambientais, tomando como base os Modelos Digitais de Elevação (MDE) e técnicas de geoprocessamento, a saber: i) Superfície Pedimentada Dissecada em Morros/Colinas e Formas Tabulares de Juazeiro do Piauí; ii) Patamares Estruturais da Bacia do rio Poti; iii) Vale da Bacia do rio Poti; iv) Superfície Pedimentada Dissecada em Morros/Colinas e Formas Tabulares de Castelo do Piauí e v) Rebordos Cuestiformes Conservados do Interior da Bacia Sedimentar do Maranhão/Piauí. Os dados do NDVI, da cobertura e do uso das terras apontaram correlação entre si e evidenciaram que as referidas unidades geoambientais apresentaram aumento nos valores das classes de maior proteção da cobertura vegetal, na redução das atividades agropecuárias e no aumento da caatinga arbustiva e caatinga arbórea. Amplia-se assim o conhecimento sobre a dinâmica ambiental da área em estudo com vista ao seu ordenamento territorial.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Francílio de Amorim dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Campus Piripiri.

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (2007); Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2010); Especialista em Docência do Ensino Superior e em Gestão Ambiental e Ecoturismo pela Faculdade Montenegro (2009); Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2015). É Revisor da Revista Eletrônica Caderno de Geografia (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMG) e Revista Clóvis Moura de Humanidades (Universidade Estadual do Piauí - UESPI). Atualmente, faz parte do Grupo de Pesquisa em Geografia Física, da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência em estudos sobre degradação/desertificação, bacias hidrográficas e ensino de ciências, com publicações de manuscritos completos em periódicos e em anais de eventos. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí/Campus Piripiri, Classe D III, Nível I, em regime de Dedicação Exclusiva. Tem interesse nas temáticas sobre Degradação/Desertificação, Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Bacias Hidrográficas e Ensino de Ciências.

Cláudia Maria Sabóia de Aquino, Universidade Federal do Piauí / Campus Ministro Petrônio Portela.

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (1999), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de sergipe (2010). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí, onde atua na pesquisa e no ensino de graduação e pós-graduação (Programa de Pós-Graduação de Geografia da UFPI), em disciplinas e temas relacionados à Geografia Física. É Editora-chefe da Revista eletrônica EQUADOR e Líder do Grupo de Pesquisa em GEOGRAFIA FÍSICA juntamente como o Dr. Gustavo Souza Valladares. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Ambiental. Tem interesse nos temas da Geografia Física com destaque para: Bacia hidrográfica, Desertificação e planejamento ambiental.

Téléchargements

Publiée

08-07-2016

Comment citer

DOS SANTOS, Francílio de Amorim; DE AQUINO, Cláudia Maria Sabóia. Análise da cobertura vegetal e uso das terras em unidades geoambientais, nos municípios de Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí, Nordeste, Brasil. Geografares, Vitória, Brasil, n. 21, p. 79–97, 2016. DOI: 10.7147/GEO21.10478. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/10478. Acesso em: 26 nov. 2024.