Análise orçamentária da política pública de ciência, tecnologia e inovação como meio de avaliar sua efetividade: o caso do estado do Espírito Santo no período 2012 – 2015

Auteurs

  • Felipe Salles Universidade Federal do Espírito Santo
  • Robson Grassi

DOI :

https://doi.org/10.7147/GEO27.19010

Mots-clés :

Orçamento, Ciência, tecnologia e inovação, Economia Capixaba, Espírito Santo, Brasil

Résumé

O artigo avalia a política pública de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) do Governo do Estado Espírito Santo, no período 2012 – 2015, por meio da análise da elaboração e execução orçamentária, a partir de dados do Plano Plurianual (PPA) do referido período. A partir de análise teórica e metodológica a respeito de indicadores de C,T&I e de componentes do orçamento público, o desempenho financeiro dos programas e ações estaduais de C,T&I é avaliado de forma a identificar os eixos prioritários de atuação da política pública e sua execução em termos orçamentários. Mostra-se que gastos substanciais no período foram realizados com ações voltadas para as áreas de trabalho e educação profissional, que revelam falta de foco da política, além de evidenciarem a forte desproporção do volume de recursos destinados à pesquisa científica em detrimento do setor produtivo, fatos que mostram a necessidade de correções de rumo a respeito de como funciona um maduro sistema de C,T&I. Isso significa que a análise detalhada da elaboração e da execução orçamentárias, além de se revelarem importante fonte de dados sobre as políticas públicas de C,T&I, são requisitos fundamentais para o aprimoramento da política para as referidas áreas, pois permitem um maior refinamento tanto no planejamento como na execução de tal política. O Espírito Santo, apesar do esforço dos últimos governos, ainda apresenta indicadores de C,T&I que evidenciam grande atraso relativo frente aos Estados mais desenvolvidos. Assim, conclui-se que, para a elaboração de uma autêntica Política de Estado para as áreas de C,T&I, além do aporte de maior volume de recursos, é necessário um mínimo de planejamento estratégico e ativa coordenação governamental para as referidas áreas, e a análise da elaboração e execução orçamentárias deve ser parte integrante deste processo.

 

 

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Felipe Salles, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Depto. e do Mestrado em Economia da  Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Robson Grassi

Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Economista da Secretaria de Planejamento do Governo do Estado do Espírito Santo.

Téléchargements

Publiée

28-11-2018

Comment citer

SALLES, Felipe; GRASSI, Robson. Análise orçamentária da política pública de ciência, tecnologia e inovação como meio de avaliar sua efetividade: o caso do estado do Espírito Santo no período 2012 – 2015 . Geografares, Vitória, Brasil, n. 27, p. 173–200, 2018. DOI: 10.7147/GEO27.19010. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/19010. Acesso em: 17 juill. 2024.

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice