Noites brancas – O exército como regulador imediato da gestão da barbárie
DOI :
https://doi.org/10.7147/GEO28.24391Mots-clés :
estado de exceção, guerras de ordenamento mundial, gestão da barbárieRésumé
O autor defende que o protagonismo militar nas eleições de 2018, compondo o campo ativado pela “nova-direita”, tem como pano de fundo uma adequação às necessidades em curso das guerras de ordenamento mundial, como modos atualizados da gestão da crise do capital agravada desde 2008. O propalado protagonismo do Exército não é o início do estado de exceção, mas tão somente um momento de aprofundamento que tenderá a continuar no próximo período.
Téléchargements
Références
AGAMBEN, Giorgio Estado de exceção. São Paulo: Boitempo, 2004.
BELL, Daniel Primeira guerra total. Rio de Janeiro: Record,2012.
CASTRO, Celso. Exército e nação: estudos sobre a história do exército brasileiro. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012
KEYNES, John Maynard “Consequência das alterações no valor da moeda para a sociedade”; in: Keynes (Coleção Grandes Cientista Sociais). São Paulo: Ática, 1978.
KURZ, Robert “Économie de guerre sans guerre”, in: Vie et mort du capitalisme. France: Editions Ligne, 2011,
KURZ, Robert Critique de la democratie Balistique. Paris: Editions Mille et Une Nuit, 2006.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).