Nota de pesquisa: a privatização da Petrobras
DOI :
https://doi.org/10.7147/geo.v1i31.33516Mots-clés :
Petrobras, PrivatizaçãoRésumé
A presente nota busca evidenciar a dimensão do desmonte da Petrobras que vem sendo intensificada no atual contexto das políticas neoliberais no Brasil. Nesse sentido, identifica, localiza e mapeia todos os ativos dos diferentes segmentos (produção, distribuição, transporte e refino) quem foram vendidos e que estão com a venda anunciada por parte da Petrobras. Esse trabalho que foi realizado por meio de análise dos relatórios administrativos da Petrobras, por noticias de jornais, dados estatísticos da Agencia Nacional do Petróleo (ANP). Foi possível concluir que atualmente Petrobras vem passando por um enorme desmonte. Esse que se intensificou desde o golpe de 2015 quando as gestões da companhia deixaram de pensá-la como uma empresa de energia integrada e passaram simplesmente a fatiá-la em diversas ofertas ao setor privado.
Téléchargements
Références
AEPET. NTS: Tragédia anunciada e responsabilidade. Disponível em: https://aepet.org.br/w3/index.php/conteudo-geral/item/2126-nts-tragedia-anunciada-e-responsabilidade. 2018. Acesso em: 30 nov. 2020.
ANP. Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Disponível em: Acesso em: 12 jan. 2019.
ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2002.
ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2003.
ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2004.
ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2005.
ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2006.
ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2007.
ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2008.
ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2009.
ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2010.
ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2011.
ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2012.
ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2013.
ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2014.
ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2015.
ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2016.
ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2017.
ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2018.
ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2019.
ANP. Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro: ANP, 2020.
CAMPOS, Adriana Fiorotti. Indústria do petróleo: desdobramentos e novos rumos da reestruturação Sul-Americana dos anos 90. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Interciência, 2014.
PETROBRAS. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2002.
________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2003.
________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2004.
________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2005.
________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2006.
________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2007.
________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2008.
________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2009.
________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2010.
________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2010.
________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2011.
________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2012.
________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2013.
________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2014.
________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2015.
________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2016.
________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2017.
________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2018.
________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2019.
________. Relatório anual de atividades. Rio de Janeiro, Petrobras, 2020.
PETROBRAS. Relações com Investidores:TEASERS. Disponível em: https://www.investidorpetrobras.com.br/resultados-e-comunicados/teasers/. Acesso em: 30 nov. 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).