Proposta didática de utilização de fotografias aéreas com pipas no ensino de Geografia
DOI :
https://doi.org/10.7147/GEO13.3400Résumé
Este trabalho discorre sobre a aplicação de projeto de extensão que introduz a Fotografia Aérea com Pipa na Geografia junto a outras áreas do conhecimento. O texto apresenta as principais diretrizes e demonstra como executar este trabalho. Desde a confecção das pipas, até sua prática em campo e a análise das fotografias aéreas obtidas, sua técnica pode ser aplicada na construção de um conhecimento de forma lúdica e interdisciplinar. Pois, para sua execução, há a interrelação de conhecimentos matemáticos, físicos, históricos e geográficos. Na geografia, sua utilização pode ocorrer, entre outras áreas, no sensoriamento remoto, na climatologia, na cartografia e na análise da paisagem. Apresenta, assim, um bom potencial para o desenvolvimento de práticas de ensino-aprendizagem interativas e a partir de um instrumento acessível.
Palavras-chave: Fotografia Aérea com Pipa, interdisciplinaridade, paisagem urbana.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).