Ontologia da Produção do Espaço na Geografia: Uma abordagem do Tema Através do Diálogo entre Milton Santos e Heidegger Sobre a Técnica
DOI :
https://doi.org/10.7147/GEO13.4128Résumé
O artigo objetiva prestar uma contribuição ao tema da ontologia do espaço na geografia problematizando-o através do paralelo entre, por um lado, o pensamento de Milton Santos acerca da relação entre técnica e ontologia do espaço e; por outro lado, o pensamento de cunho ontológico que o filósofo Martin Heidegger desenvolveu a partir de sua peculiar posição diante da questão da técnica. Essa perspectiva de problematização é proposta na medida em que permite articular a convergência de noções fundamentais ao debate teórico sobre a ontologia do espaço na geografia, quais sejam: a produção (social) do espaço; a técnica; e o tema primordial de toda investigação ontológica, o ser.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
18-12-2012
Comment citer
TOSTA DOS REIS, Luis Carlos. Ontologia da Produção do Espaço na Geografia: Uma abordagem do Tema Através do Diálogo entre Milton Santos e Heidegger Sobre a Técnica. Geografares, Vitória, Brasil, n. 13, p. 01–39, 2012. DOI: 10.7147/GEO13.4128. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/4128. Acesso em: 6 janv. 2025.
Numéro
Rubrique
Articles
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).