A HETEROGENEIDADE DO PROCESSO DE INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA BRASILEIRA: ANÁLISE A PARTIR DE FATOS ESTILIZADOS

Auteurs

  • Ronivaldo Steingraber Universidade Federal de Santa Catarina

DOI :

https://doi.org/10.7147/GEO15.5617

Résumé

Este artigo busca analisar a dinâmica do processo de inovação na economia. Analisa-se a estrutura econômica e as condições sociais envolvidas no progresso tecnológico e a promoção de inovações. A estrutura econômica é considerada frente às características da empresa inovadora e o acúmulo de competências dedicadas à inovação. As condições sociais são analisadas frente o papel das instituições no processo de inovação. A análise destas condições para a promoção das inovações é construída por meio dos modelos sistêmicos de inovação. Fatos estilizados na literatura são verificados e comprovam as condições microeconômicas, setoriais, regionais e institucionais no desenvolvimento das inovações.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Ronivaldo Steingraber, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa CatarinaProfessor do Programa de Pós-Gradução em Economia da Universidade Federal de Santa Catarina

Téléchargements

Publiée

20-12-2013

Comment citer

STEINGRABER, Ronivaldo. A HETEROGENEIDADE DO PROCESSO DE INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA BRASILEIRA: ANÁLISE A PARTIR DE FATOS ESTILIZADOS. Geografares, Vitória, Brasil, n. 15, p. 181–226, 2013. DOI: 10.7147/GEO15.5617. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/5617. Acesso em: 27 nov. 2024.