A integração regional e dinamismo setorial na economia da república de Angola / Regional integration and industry dynamics in the economy of the republic of Angola

Auteurs

  • Livio Andrade Wanderley Universidade Federal da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.7147/GEO18.6429

Résumé

O artigo fez uma análise da economia de angola visando identificar os setores e mesorregiões quanto ao dinamismo e integração regional, respectivamente. Aplicou-se o modelo shift-share entre os anos de 2003 e 2007, para verificar as influências do crescimento nacional, da estrutura produtiva e de atributos regionais, em cada setor e mesorregião. Observou-se a hegemonia nacional, especialmente, de duas regiões litorâneas, a falta de dinamismo estrutural nos setores e mesorregiões, e a existência de dinamismos endógenos em algumas regiões. Interpretou-se que o atual estágio da economia angolana pauta-se por um dinamismo concentrado em Luanda e Benguela e pela frágil integração regional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Livio Andrade Wanderley, Universidade Federal da Bahia

Departamento de Economia

Téléchargements

Fichiers supplémentaires

Publiée

12-02-2016

Comment citer

WANDERLEY, Livio Andrade. A integração regional e dinamismo setorial na economia da república de Angola / Regional integration and industry dynamics in the economy of the republic of Angola. Geografares, Vitória, Brasil, n. 18, p. 39 a 56, 2016. DOI: 10.7147/GEO18.6429. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/6429. Acesso em: 22 juill. 2024.