(RE)APRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS DO ESPAÇO MUNICIPAL: MAPAS ARTÍSTICOS EM DERIVA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR / Cartographic (re)presentations of local space: artistic maps adrift from School Cartography

Auteurs

  • Cassio Expedito
  • Jörn Seemann

DOI :

https://doi.org/10.7147/GEO17.8053

Résumé

Partindo da importância de relacionar no ensino o conteúdo com a paisagem que se observa, queremos aqui propor umareflexão através do uso de mapas mentais para a percepção da paisagem vivida do aluno. Essa alegação será defendidaatravés de um estudo de caso realizado nas escolas públicas do município de Barbalha, no Sul do Ceará. Baseando-senas reflexões de Deleuze e Guattari, queremos expor que o mapa não é um decalque ilustrativo na aula, mas é múltiplo,singular, rizomático. Deste modo, almejamos desvendar essas geografias não visíveis no livro didático que são geografiaspessoais com suas paisagens impregnadas de crenças, ideologias e sentimentos que se tem do local.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

08-08-2014

Comment citer

EXPEDITO, Cassio; SEEMANN, Jörn. (RE)APRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS DO ESPAÇO MUNICIPAL: MAPAS ARTÍSTICOS EM DERIVA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR / Cartographic (re)presentations of local space: artistic maps adrift from School Cartography. Geografares, Vitória, Brasil, n. 17, p. 48–65, 2014. DOI: 10.7147/GEO17.8053. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/8053. Acesso em: 2 juill. 2024.