A PRODUÇÃO E A VALORIZAÇÃO DESIGUAL DO ESPAÇO URBANO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES DO ESTADO E DOS PROMOTORES/INCORPORADORES IMOBILIÁRIOS
DOI :
https://doi.org/10.7147/GEO19.8987Résumé
Este artigo discute alguns aspectos da produção do espaço urbano considerando as ações de agentes sociais específicos. A partir de pesquisas bibliográficas, levantamentos de dados e entrevistas em órgãos públicos e privados, observações de campo e mapeamentos da área urbana, apresenta-se uma análise da atuação do Estado e dos promotores/incorporadores imobiliários na produção e valorização desigual do espaço urbano em Campos dos Goytacazes-RJ. Os resultados do trabalho apontam a intensificação e complexificação das ações desses agentes com o advento da economia petrolífera. No período 1981-2011 houve uma intensa valorização do eixo Sudoeste-Leste da cidade, destacando-se um vertiginoso processo de verticalização e implantação de loteamentos fechados de alto padrão, o que tem contribuído para um aumento significativo no preço do solo urbano, em detrimento de outras parcelas da cidade. Ocorreu também um alargamento da distância entre os preços praticados em áreas consideradas de maior interesse imobiliário e aquelas habitadas ou destinadas à população de menor poder aquisitivo.
Téléchargements
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).