Renovação urbana do centro histórico de Bogotá D.C. (Colômbia). Do bairro Santa Bárbara ao Bronx, um legado de deslocamento e gentrificação
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO24.17954Resumo
Este artigo deriva-se de um projeto de pesquisa que almeja analisar o apanhado histórico sobre a gentrificação urbana na Colômbia. A sistematização de pesquisas e artigos relacionados com esse deslocamento, acompanhada por um quadro de referência apoiado pela gentrificação, a renda diferencial –rent gap- e a persecução –mobbing- imobiliária, ajudaram à reinterpretação de tais pesquisas para concluir, a partir destas, o uso de um mecanismo para deslocar. Concretamente, analisa-se o acontecido em bairros do centro de Bogotá, desde a renovação urba-na em Santa Bárbara (1980), qualificada como imoral, até as intervenções em San-ta Inés -El Cartucho- (1998) e no Voto Nacional –El Bronx– (2016), para desven-dar a instrumentalização de certos seres humanos na execução de estratégias de persecução imobiliária para deslocar por meio de ações encobertas, desvalorizar as propriedades e fazer especulação com o solo, além de encorajar a gentrificação.
Palavras-chave: Gentrificação; renda diferencial; persecução imobiliária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Geografares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).