Renovação urbana do centro histórico de Bogotá D.C. (Colômbia). Do bairro Santa Bárbara ao Bronx, um legado de deslocamento e gentrificação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7147/GEO24.17954

Resumo

Este artigo deriva-se de um projeto de pesquisa que almeja analisar o apanhado histórico sobre a gentrificação urbana na Colômbia. A sistematização de pesquisas e artigos relacionados com esse deslocamento, acompanhada por um quadro de referência apoiado pela gentrificação, a renda diferencial –rent gap- e a persecução –mobbing- imobiliária, ajudaram à reinterpretação de tais pesquisas para concluir, a partir destas, o uso de um mecanismo para deslocar. Concretamente, analisa-se o acontecido em bairros do centro de Bogotá, desde a renovação urba-na em Santa Bárbara (1980), qualificada como imoral, até as intervenções em San-ta Inés -El Cartucho- (1998) e no Voto Nacional –El Bronx– (2016), para desven-dar a instrumentalização de certos seres humanos na execução de estratégias de persecução imobiliária para deslocar por meio de ações encobertas, desvalorizar as propriedades e fazer especulação com o solo, além de encorajar a gentrificação.

Palavras-chave: Gentrificação; renda diferencial; persecução imobiliária.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guillermo Villegas
    Economista y Magister en Economía Aplicada de la Universidad el Valle, perteneciente al grupo de investigación Colectivo Estudios de Familia en Manizales. Profesor titular(r) de la Universidad de Caldas.
  • Juan Guillermo Villegas, Profesional Independiente
    Arquitecto y Master en Arquitectura bioecológica y tecnologías sostenibles para el ambiente de la Universitá degli studi di Roma “La Sapienza”. Investigador y diseñador independiente en Medellín.

Publicado

15-12-2017

Como Citar

Renovação urbana do centro histórico de Bogotá D.C. (Colômbia). Do bairro Santa Bárbara ao Bronx, um legado de deslocamento e gentrificação. Geografares, Vitória, Brasil, n. 24, p. 97–117, 2017. DOI: 10.7147/GEO24.17954. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/geografares/article/view/17954. Acesso em: 28 dez. 2025.