Análisis de un espacio público de uso juvenil. El botellódromo en granada/Analysis of a public space for youth use. The botellódromo in granada
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO26.20998Resumo
RESUMEN
El trabajo analiza cómo se construye socialmente un espacio público usado por jóvenes, el botellódromo de Granada. Para el análisis se usa: bibliografía, noticias de prensa y entrevistas a jóvenes que frecuentan este espacio. Los resultados señalan, por un lado, que los medios de comunicación (españoles) inciden en los aspectos más negativos y a veces “criminalizante” de la actividad; y, por otro, que para los jóvenes significa un ritual de paso en el inicio de una etapa de vida adulta y universitaria a través del ocio.
Palabras clave: espacio público; jóvenes; botellódromo.
ABSTRACT
This article analyzes the social construction of a public space, located in the city of Granada and frequented mainly by young people: the “botellódromo”. The main sources and tools of the research were the bibliographic and hemerographic survey and interviews with the regulars. The results indicate that the Spanish media highlight the most negative and sometimes “criminalizing” aspects of the activity. On the other hand, for the young people, attendance at this place means a ritual of passage to adulthood and university life, through leisure.
Keywords: public space; youth; “bottellódromo”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).