UMA ANÁLISE DO SETOR INDUSTRIAL DE CERÂMICA DE USO DOMÉSTICO E AFINS
DOI:
https://doi.org/10.7147/GEO15.4530Resumo
O setor industrial de cerâmica de Uso Doméstico e Afins é caracterizado pela produção de produtos como aparelhos de jantar, chá, café, bolo e semelhantes, além de produtos de decoração como vasos, fruteiras, abajures entre outros. Tal setor é de extrema importância para a economia brasileira já que é responsável por mais de 20 mil empregos e cerca de 1% do valor do produto interno bruto nacional. Atualmente o setor tem passado por diversas dificuldades onde centenas de empresas tem ido à falência. Desta maneira este trabalho tem como objetivo realizar uma breve análise do setor, o qual tem enfrentado diversos problemas frente à elevada competitividade com as grandes corporações e com outros países como China, Alemanha, França e Portugal. Como metodologia o artigo está baseado em leituras de livros, teses e artigos que tratam do tema, assim como em dados que foram coletados em órgãos com IBGE, CNAE, ALICEWEB e RAIS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).