Discurso e prática na geografia humana
DOI:
https://doi.org/10.47456/geo.v4i39.47097Palavras-chave:
discurso, competitividade, prática em geografia humanaResumo
Este artigo analisa o modo como nosso discurso disciplinar molda nossas práticas materiais enquanto pesquisadores e nossas formas de pensar. Utiliza como estudo de caso o termo “competitividade”, considerando suas origens e significados dentro da economia e dos negócios, a forma como estes significados são importados para nosso próprio trabalho e as consequências de uma aceitação acrítica da validade e do significado do termo. O artigo analisa dois exemplos de discurso em ação, questionando em que medida a “competitividade” da Nike depende do acesso à mão de obra de baixo custo em locais de produção em países estrangeiros e se a “competitividade” de Baltimore seria prejudicada pela adoção de um “salário-mínimo digno” como o mínimo local. O artigo argumenta sobre a necessidade de analisar a nós mesmos como atores sociais e históricos e de avaliar a maneira como trabalhamos e usamos a linguagem para fortalecer nossa pesquisa e melhorar a posição da disciplina.
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