Resenha do livro O direito dos oprimidos
DOI:
https://doi.org/10.47456/geo.v4i39.47130Palavras-chave:
território, justiça espacial, Boaventura de Sousa SantosResumo
Minha atuação enquanto geógrafo sempre me levou a entender a dinâmica dos pobres e ao mesmo tempo as causas de sua marginalização em diversos territórios. Sempre aprendi na escola, nos ciclos iniciais, que a sociedade seria a grande culpada pela situação de abismo entre pobres e ricos, sobretudo, a classe média. A atribuição de uma pretensa “culpabilidade” da sociedade em relação a criação de um cenário bipolar entre “lugares opacos e lugares luminosos” expressão cunhada por Milton Santos parece ter deixado de lado e, bem confortável o Estado. O livro “O direito dos oprimidos” é uma crítica a ausência dos Estados no que concerne à falta de justiça nos territórios pobres. Boaventura de Sousa Santos nos mostra como as sociedades de países encontram soluções para os seus conflitos internos como Cabo Verde, Angola, Bolívia, Colômbia, Equador, Macau e Moçambique; e na favela do Jacarezinho no Rio de Janeiro, que é o cerne desta resenha.
Downloads
Referências
SOUSA-SANTOS, Boaventura de (2014). O Direito dos Oprimidos: Sociologia crítica do direito. Coimbra: Almedina.
SANTOS, Milton. “Entrevista com Milton Santos”. Programa Roda Viva TV Cultura. 1997. 1 DVD (85 min).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Geografares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) (Veja O Efeito do Acesso Livre).