Uso indiscriminado da pílula do dia seguinte: consumo, frequência, motivações e conhecimento das alunas do ensino médio

Indiscriminate use of the morning-after pill: consumption, frequency, motivations and knowledge of high school students

Autores

  • Solange Santos Silva Profbio/Ceunes/Ufes
  • Marco Antônio Andrade de Souza Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Ciências da Saúde https://orcid.org/0000-0003-1190-8834

DOI:

https://doi.org/10.47456/hb.v6i3.47035

Palavras-chave:

contraceptivo, pílula do dia seguinte, saúde reprodutiva

Resumo

A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência usado para prevenir a gravidez após relações sexuais desprotegidas ou falha de outro método. Seu uso excessivo pode acarretar riscos à saúde e reduzir a eficácia a longo prazo. Este estudo teve como objetivo compreender a percepção e o conhecimento dos alunos sobre o uso da pílula do dia seguinte, investigar as motivações para o consumo desse método contraceptivo e promover a reflexão crítica sobre a educação sexual. Realizado com alunos da 2ª série do Ensino Médio, na fase inicial, os estudantes levantaram hipóteses sobre os principais fatores que levam ao uso prolongado da contracepção de emergência. Na segunda etapa os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a alunos do 3º ano, divididos por gênero. Uma análise dos resultados revelou que, para as meninas, as razões mais frequentes para o uso da pílula estavam relacionadas à relação sexual desprotegida, seguidas de falha no método contraceptivo regular. Entre os meninos, a maior parte não havia pedido para suas parceiras usarem o método, e a maioria demonstrava conhecimento sobre a pílula, mas sem utilizar o método de forma preventiva. A discussão dos dados levou a uma reflexão sobre a falta de educação sexual formal e a necessidade de maior conscientização sobre os riscos do uso frequente da pílula. Em sua conclusão, o estudo reforça a necessidade urgente de programas educativos que promovam o uso responsável da contracepção e a divulgação de informações claras e acessíveis.

Biografia do Autor

  • Solange Santos Silva, Profbio/Ceunes/Ufes

    Professora de Biologia efetiva do Estado da Bahia. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB e cursando Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - PROFBIO, pela Universidade Federal do Espirito Santo.

  • Marco Antônio Andrade de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Ciências da Saúde

    Possui graduação em Farmácia e especialização em Análises Clínicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (1995), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal de Ouro Preto (2000), doutorado em Ciências (Parasitologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e pós-doutorado em Informática Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2017). Atuou como Pesquisador Visitante da Fundação Oswaldo Cruz em Recife - PE (2006-2008) e Membro da Câmara de Assessoramento, na área de Ciências da Vida, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (2014-2016). Professor Titular da Universidade Federal do Espírito Santo, campus São Mateus, foi Coordenador do Colegiado do Curso de Farmácia de Fevereiro de 2019 a Fevereiro de 2023. Avaliador Externo do SINAES para o ato autorizativo de credenciamento Institucional (BASis/INEP/MEC) desde 2018. Fundador, Editor-Chefe da Revista Health and Biosciences e membro do Conselho Editorial da Revista Scientia Vitae. Sócio da Sociedade Brasileira de Parasitologia. Chefe do Departamento de Ciências da Saúde do CEUNES/UFES e docente permanente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO), da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de parasitologia humana e veterinária, com ênfase em esquistossomose, malacologia, utilização de veículos aéreos não tripulados (DRONES) como novos instrumentos em inquérito malacológico, caracterização de larvas de trematódeos e epidemiologia das doenças parasitárias. 

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Publicado

26-10-2025

Como Citar

Uso indiscriminado da pílula do dia seguinte: consumo, frequência, motivações e conhecimento das alunas do ensino médio: Indiscriminate use of the morning-after pill: consumption, frequency, motivations and knowledge of high school students. (2025). Health and Biosciences, 6(3), 78-91. https://doi.org/10.47456/hb.v6i3.47035

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