Tensões e Possibilidades da Política de Assistência Social em contexto de crise do capital/ Tensions and possibilities of Social Welfare policy in the context of the crisis of capital
DOI:
https://doi.org/10.18315/argumentum.v8i2.12800Resumo
Ao ser instigada pela Revista Argumentum para refletir sobre “qual política de assistência social queremos defender em contexto de crise do capital”, não posso deixar de iniciar esse texto sem afirmar que me referencio na perspectiva teórico metodológica da tradição marxista. Isso significa afirmar que a política de assistência social não pode ser compreendida em sua essência pelo ângulo das preferências ou concepções do pesquisador ou dos profissionais que nela atuam, o que nos levaria ao idealismo. Isso significa dizer que esse texto se baliza pela preocupação de demonstrar o significado que a política de assistência social assume na sociabilidade capitalista e, especialmente, na particularidade brasileira. Esse é o pressuposto a partir do qual pretendo abordar as tensões que perpassam sua materialidade e as possibilidades concretas de exploração de suas contradições em contexto de crise, na perspectiva de fazer deste um campo de defesa de direitos da classe trabalhadora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de Cessão de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à revista Argumentum, do Programa de Pós-graduação em Política Social, Universidade Federal do Espírito Santo - Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras 29075-910, Vitória (Brasil) doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.
4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.