As lutas sociais pelo direito à cidade no Brasil contemporâneo

Autores

  • Rosilene Marques Sobrinho de França Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v11i3.23317

Resumo

O artigo intitulado “As lutas sociais pelo direito à cidade no Brasil contemporâneo” é resultado de pesquisa bibliográfica e documental, com o objetivo de analisar os contextos de formatação da política urbana a partir das lutas sociais e da participação nos espaços democráticos no que se refere às questões urbanas a partir da Constituição Federal de 1988. Os resultados mostraram que frente à histórica segregação social e territorial e às desigualdades historicamente construídas, no pós-Constituição Federal de 1988 o direito à cidade tem sido mitigado por uma série de fatores, tais como déficit habitacional, urbanização centrada nos interesses do capital, segregação da pobreza em áreas periféricas e a pouca mobilidade social que as cidades têm alcançado nos últimos anos, além dos diversos contextos da violência urbana que vem sendo aprofundada pelas desigualdades estruturais engendradas no contexto do sistema capitalista.

Biografia do Autor

Rosilene Marques Sobrinho de França, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professora doutora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI); mestre e doutora em políticas públicas (UFPI); graduada em Serviço Social, Direito e História; especialista em Direito e Processo Civil, em História do Brasil e em Gestão de Cidades (Fundação Getúlio Vargas/RJ); pesquisadora membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Infância, Adolescência e Juventude e do Núcleo de Pesquisa sobre Questão Social e Serviço Social. Coordenadora adjunta do Núcleo de Estudos e Pesquisa Sociedade, Direitos e Políticas Públicas (NUSDIPP). Áreas de interesse de pesquisa: políticas públicas, assistência social, direitos humanos, violência, família, gerações e gênero E-mail: rosilenemarquessobrinho@gmail.com.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Sobrinho de França, R. M. (2019). As lutas sociais pelo direito à cidade no Brasil contemporâneo . Argumentum, 11(3), 96-112. https://doi.org/10.18315/argumentum.v11i3.23317