RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

DIÁLOGOS EM UMA INSTITUIÇÃO NO MUNICÍPIO DE OEIRAS DO PARÁ - PA

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Relações Étnico-raciais. Projeto Político Pedagógico. Plano de Curso de Ciências.

Resumo

Esta produção é um recorte de uma pesquisa de mestrado que tinha como objetivo analisar em que termos um processo formativo sobre a temática das relações étnico-raciais, para os professores de Ciências do Ensino Fundamental, contribuiu para sua constituição como professor reflexivo na disciplina de Ciências, neste recorte o objetivo é identificar como a temática das relações raciais vinha sendo proporcionado para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ribeirão das Neves (EMEFRN) por meio dos Plano de Curso da disciplina de Ciências (PEAC) e através do Projeto Político Pedagógico (PPP). Esta produção é de cunho qualitativo (GOLDENBERG, 1997) do tipo pesquisa ação (THIOLLENT, 1986), adotando-se como metodologia de pesquisa, análise do Plano de Curso da disciplina de Ciências e o Projeto Político Pedagógico da Instituição. Os resultados revelam que não existem direcionamentos sobre a temática das relações étnico-raciais no PPP e no PEAC, ou seja, nos materiais analisados, percebeu-se ausência sobre o trato da diversidade na instituição, deixando em plano secundário a temática sobre a História da África. Conclui-se a necessidade da escola de propor aos alunos durante as aulas de Ciências, estudos e pesquisas sobre a História da Cultura Afro-brasileira e Africana. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Gemaque Matos, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura em Ciências pela Universidade Federal do Pará (1977), graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Pará (1979), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2010) e doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2015). Atualmente é colaborador da Universidade Federal do Pará, professor convidado da Universidade Federal do Pará, professor convidado da Universidade Federal do Pará, professor convidado da Universidade Federal do Pará, professor substituto da Universidade Estadual do Pará, professor orientador - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física e professora colaboradora -Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Física (Mecânica, Hidrologia, Termologia Ondulatória, Óptica, Eletricidade e Magnetismo, Física Moderna), Na área ensino e formação de professores de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, reformas educativas, currículo, educação tecnológica, formação de professores, educação em ciências e currículo, educação e tecnologias. 

Referências

CANDAU, Vera Maria (Org). Didática Crítica Intercultural: aproximações. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2012.

CANEN, Ana. A pesquisa multicultural como eixo na formação docente: potenciais para a discussão da diversidade e das diferenças. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 16, n. 59, p. 297-308, abr./jun. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v16n59/v16n59a08.pdf. Acesso em: 10 jan. 2020.

CANEN, Ana. Sentidos e dilemas do multiculturalismo: desafios curriculares para o novo milênio. IN: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth (Org). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002.

CHAVES, Silva Nogueira. Por que ensinar Ciências: para as novas gerações?. uma questão central para a formação docente. Contexto e Educação. ano 22 nº 77, jan./jun. 2007. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/1083. Acesso em: 10 mar. 2020.

COELHO, Mauro Cezar; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. Entre virtudes e vícios: educação, sociabilidade, cor e ensino de história. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.

COELHO, Wilma de Nazaré Baía, COELHO, Mauro Cezar. Por linhas tortas: educação para a diversidade e a questão étnico-racial em escolas da Região Norte: entre virtudes e vícios. Revista da ABPN. v. 4, n. 8. jul - out. 2012. Disponível em: http://abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/257/231. Acesso em: 10 mar. 2020.

COELHO, Wilma de Nazaré Baía, COELHO, Mauro Cezar. (Orgs.). Raça, cor e diferença. Belo Horizonte: Mazza, 2008.

COELHO, Wilma de Nazaré Baía. Formação de professores e relações étnico-raciais (2013-2014): produção em teses, dissertações e artigos. Educar em Revista, v. 34, p. 79 97-122, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/v34n69/0104-4060-er-34-69- 97.pdf. Acesso em: 25 de mar. 2020.

COELHO, Wilma de Nazaré Baía; GONÇALVES, Josimere Serrão; BELÚCIO, Maria Angélica de Lima. Ensino Fundamental e a questão étnico-racial: o uso da música e do filme como suporte didático. In: COELHO, Wilma de Nazaré Baía, SOARES; Nicelma Josenila Brito (Orgs.). Visibilidades e desafios: estratégias pedagógicas para abordagem da questão étnico-racial na escola. Belo Horizonte: Mazza edições, 2011, p. 15-47.

COELHO, Wilma de Nazaré Baía; SOARES, Nicelma Josenilda Brito. A implementação das leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 e o impacto na formação de professores: inflexão inicial. In: MULER, Tânia Mara Pedroso; COELHO, Wilma de Nazaré Baía; BARBOSA, Paulo Antônio Barbosa (Org). Relações étnico-raciais, formação de professores e currículo. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

GARCIA, Alexandra. Encontros e processos formativos: uma conversa sobre currículos e estágio na formação de professores. Cadernos de Pesquisa em Educação - PPGE/UFES3, Vitória, ES. a. 10, v. 19, n. 38, p. 11-34, jul./dez. 2013. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/educacao/article/view/7890. Acesso em: 15 maio. 2018.

GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. RBPAE. v.27, n.1, p. 109-121, jan./abr. 2011a. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19971/11602. Acesso em: 23 set. 2019.

GOMES, Nilma Lino. Educação, relações étnico-raciais e a Lei nº 10.639/03: breves reflexões. In: BRANDÃO, Ana Paula. Modos de fazer: caderno de atividades, saberes e fazeres. Rio de Janeiro: Fundação Roberto Marinho, 2010. (A cor da cultura; v.4)

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8º edição. Rio de Janeiro: Record, 2004.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n17/n17a12.pdf. Acesso em: 11 jan. 2020.

MARQUEZAN, Lorena Inês. Trajetórias e processos formativos na/da docência: memórias e [res]significação. 2015, 323f. Tese de Doutorado. (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.

MATOS, Maria da Conceição Gemaque de. Movimento de (trans)formação na Amazônia legal: a educação em Ciências e Matemática. 2015, 183f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 2015.

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. O Currículo como política cultural e a formação docente. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; MOREIRA, Antônio Flávio (Org). Territórios Contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Ed. Vozes: Petrópolis, 2011.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: UNIJUÍ, 2007.

OLIVEIRA JÚNIOR, Waldemar Borges de. A educação das relações étnico-raciais: uma experiência formativa com professores de Ciências do Ensino Fundamental. 2018, 186f. Dissertação (Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas), Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

REGIS, Katia. Currículo. Livro: Educação das relações étnico-raciais: o estado da arte. (Org) Paulo Vinicius Baptista da Silva, Katia Regis, Shirley Aparecida de Miranda - Curitiba: NEAB-UFPR e ABPN, 2018.

SANTOS, Raquel Amorim dos; SILVA, Rosângela Maria de Nazaré e; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. História da África e dos africanos na educação brasileira: mito ou realidade nos 10 anos da Lei nº 10.639/03?. In: COELHO, Wilma de Nazaré Baía et al (Org). A Lei nº 10.639/2003: pesquisas e debates. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.

SANTOS, Raquel Amorim dos; [IN] Visibilidade negra: representação social de professores acerca das relações raciais no currículo escolar do Ensino Fundamental em Ananindeua (PA). 2009, 182f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará. Belém/PA, 2009.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 24 ed, 1995.

VERRANGIA, Douglas. A educação das relações étnico-raciais no ensino de Ciências: diálogos possíveis entre Brasil e Estados Unidos. 2009, 322f. Tese de doutorado. (Doutorado em Educação) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.

VERRANGIA, Douglas. Criações docentes e o papel do ensino de Ciências no combate ao racismo e a discriminações. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 21 n. 1, p. 79-103 mar. 2016 / jun. 2016. Disponível em https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/19657. Acesso em: 11 jan. 2020.

Downloads

Publicado

25-07-2020