RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DIÁLOGOS EM UMA INSTITUIÇÃO NO MUNICÍPIO DE OEIRAS DO PARÁ - PA
Mots-clés :
Ensino de Ciências. Relações Étnico-raciais. Projeto Político Pedagógico. Plano de Curso de Ciências.Résumé
Esta produção é um recorte de uma pesquisa de mestrado que tinha como objetivo analisar em que termos um processo formativo sobre a temática das relações étnico-raciais, para os professores de Ciências do Ensino Fundamental, contribuiu para sua constituição como professor reflexivo na disciplina de Ciências, neste recorte o objetivo é identificar como a temática das relações raciais vinha sendo proporcionado para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ribeirão das Neves (EMEFRN) por meio dos Plano de Curso da disciplina de Ciências (PEAC) e através do Projeto Político Pedagógico (PPP). Esta produção é de cunho qualitativo (GOLDENBERG, 1997) do tipo pesquisa ação (THIOLLENT, 1986), adotando-se como metodologia de pesquisa, análise do Plano de Curso da disciplina de Ciências e o Projeto Político Pedagógico da Instituição. Os resultados revelam que não existem direcionamentos sobre a temática das relações étnico-raciais no PPP e no PEAC, ou seja, nos materiais analisados, percebeu-se ausência sobre o trato da diversidade na instituição, deixando em plano secundário a temática sobre a História da África. Conclui-se a necessidade da escola de propor aos alunos durante as aulas de Ciências, estudos e pesquisas sobre a História da Cultura Afro-brasileira e Africana.
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