INTERLOCUÇÕES DA LITERATURA SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS E A TEMÁTICA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Relações Étnico-Raciais, Educação BásicaResumo
Este trabalho é um recorte de pesquisa de dissertação de Mestrado, a qual nesta produção objetiva refletir acerca de interlocuções tecidos pela literatura especializada sobre a temática da Relações étnico-Raciais e Ensino de Ciências. Neste texto, se apresenta diálogos por meio de pesquisas e pesquisadores/as do campo, visando demonstrar a importância de transversalizar a inserção da temática Étnico-Racial no espaço escolar e na área de conhecimento de Ciências Naturais. Dentre os aportes que consubstanciaram este estudo, ressaltamos, Verrangia (2009), Santos, Silva e Coelho (2014), Gomes (2012), Caprini e Farias (2016) e dentre outros. A pesquisa revelou que apesar da lei mencionar as disciplinas de História, Educação Artística e Literatura como propícias para enfocar a temática, percebeu-se que a abordagem da temática das Relações Étnico-Raciais deve perpassar todo o currículo escolar, incluindo o Ensino de Ciências. Constatou-se ainda, que a temática da História e Cultura Afro-brasileira e Africana deve ser transversalizada em todas as áreas do conhecimento e em todos os níveis do Ensino Fundamental, oportunizando aos alunos questionamentos sobre diferenças, racismo, preconceito e discriminação no âmbito escolar. Notou-se, que há diversas formas de transversalizar os eixos temáticos da Base Nacional Comum Curricular no direcionamento da temática da Diversidade no Ensino de Ciências.
Downloads
Referências
BRASIL. Mistério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC/ SEF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 01 fev. 2021.
BRASIL. Mistério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília, DF: MEC/ SEF, 1998. Disponível em: https://www.cpt.com.br/pcn/parametros-curriculares-nacionais-ciencias-naturais. Acesso em: 01 fev. 2021.
BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 3/2004. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, 2004. Disponível em: https://www.uel.br/projetos/leafro/pages/arquivos/DCN-s%20-%20Educacao%20das%20Relacoes%20Etnico-Raciais.pdf. Acesso em: 01 fev. 2021.
BRITO, Maria Camila de Lima. A educação das relações étnico-raciais: olhares na formação docente em ensino de Ciências/Química. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-graduação em ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão/SE 2017.
CAPRINI, Aldieres Braz Amorim; FARIAS, Lodovico Ortlieb. Educação, Cultura e Currículo: considerações para uma sociedade multicultural. In: CAPRINI, Aldieres Braz Amorim (Org). Educação e Diversidade Étnico-racial. Ed. Paco: Jundiaí, 2016.
COELHO, Mauro Cezar; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. Entre virtudes e vícios: educação, sociabilidade, cor e ensino de história. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.
COELHO, Wilma de Nazaré Baía; SOARES, Nicelma Josenilda Brito. A implementação das leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 e o impacto na formação de professores: inflexão inicial. In: MULER, Tânia Mara Pedroso; COELHO, Wilma de Nazaré Baía; BARBOSA, Paulo Antônio Barbosa (Org). Relações étnico-raciais, formação de professores e currículo. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.
CRUZ, Ana Cristina Juvenal da. O lugar da história e cultura africana e afro-brasileira nos debates contemporâneos do currículo brasileiro. Revista Ensino Interdisciplinar, v. 3, nº. 08, Maio/2017. Disponível em: http://periodicos.uern.br/index.php/RECEI/article/view/2504. Acesso em: 04 fev. 2021.
FERREIRA, Maria Claudia Cardoso; SANTOS, Marcio André de Oliveira dos. O mito da democracia racial: o ensino de História e culturas afro-brasileiras. In: COELHO, Wilma de Nazaré Baía et al (Org). A Lei nº 10.639/2003: pesquisas e debates. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.
FRANCO, Luiz Gustavo Franco; MUNFORD Danusa. Reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular: um olhar da área de Ciências da Natureza. Horizontes, v. 36, n. 1, p. 158-170, jan./abr. 2018. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/582. Acesso em: 01 fev. 2021.
GOMES, Nilma Lino. A questão racial na escola: desafios colocados pela implementação da Lei 10.639/03. In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria (orgs.) Multiculturalismo: diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. 7 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial, Inclusão e Equidade na Educação Básica Brasileira: Desafios, Políticas e práticas. Revista Brasileira de Política e Administração. v.27, n.1, p. 109-121, jan/abr. 2011. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/582. Acesso em: 02 fev. 2021.
GOMES, Nilma Lino. Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolo da identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Preconceito de cor e racismo no Brasil. Revista de Antropologia, São Paulo, USP, v. 47, nº 1, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-77012004000100001. Acesso em: 02 fev. 2021.
LESSARD, Claude; CARPENTIER, Anylène. Políticas Educativas: a aplicação na prática, Ed. Vozes, São Paulo, 2016.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CADAU, Vera. Currículo, Conhecimento e Cultura: indagações sobre currículo. Brasília, 2007.
MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 4ed, 2002.
MUNANGA, Kanbegele. Superando o Racismo na escola. 2ª edição revisada. [Brasília]: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.
OLIVA, Anderson Ribeiro. A história africana nas escolas brasileiras: entre o prescrito e o vivido, da legislação educacional aos olhares dos especialistas (1995-2006). História, São Paulo, 28 (2): 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-90742009000200007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 03 fev. 2021.
PAULA, Benjamin Xavier de; GUIMARÃES, Selva. 10 anos da lei federal nº 10.639/2003 e a formação de professores: uma leitura de pesquisas científicas. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 40, n. 2, p. 435-448, abr./jun. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v40n2/v40n2a09.pdf Acessos em: 01 fev. 2021.
SANTANA, Jardelina Garcia. Formação da identidade étnico-racial na perspectiva da lei 10.639/03 em duas escolas municipais de Amargosa-BA. 2016, 84f. Dissertação de Mestrado. (Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2016.
SANTOS, Marcio André de Oliveira. Por uma Pedagogia antirracista na Educação. In: COELHO, Wilma de Nazaré Baía et al (orgs). A Lei nº 10.639/2003: pesquisas e debates. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.
SANTOS, Raquel Amorim dos; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. Política curricular e relações raciais: O estado da arte nas produções da ANPED. Revista Arquivo Brasileiro de Educação. Belo Horizonte, v.4, n. 8, maio-ago, 2016. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/P.2318-7344.2016v4n8p104. Acesso em: 02 fev. 2021.
SANTOS, Raquel Amorim dos; [IN] Visibilidade negra: representação social de professores acerca das relações raciais no currículo escolar do Ensino Fundamental em Ananindeua (PA). 2009, 182f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará. Belém/PA, 2009.
SANTOS, Raquel Amorim dos; SILVA, Rosângela Maria de Nazaré e; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. História da África e dos africanos na educação brasileira: mito ou realidade nos 10 anos da Lei nº 10.639/03?. In: COELHO, Wilma de Nazaré Baía et al (org). A Lei nº 10.639/2003: pesquisas e debates. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.
SANTOS, Raquel Amorim dos; SILVA, Rosângela Maria de Nazaré e; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. Educação e relações raciais: estado da arte em programa de pós-graduação em educação (2000-2010). Revista Exitus. v 04, n. 01, Jan-Jun, 2014. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/132. Acesso em: 03 fev. 2021.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. Educação. Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 489-506, set./dez. 2007. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2745. Acesso em: 03 fev. 2021.
SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves et al. Educação das relações étnico-raciais nas instituições escolares. Livro: Educação das relações étnico-raciais: o estado da arte. (org) Paulo Vinicius Baptista da Silva, Katia Regis, Shirley Aparecida de Miranda - Curitiba: NEAB-UFPR e ABPN, 2018.
VERRANGIA, Douglas. A educação das relações étnico-raciais no ensino de Ciências: diálogos possíveis entre Brasil e Estados Unidos. 2009, 322f. Tese de doutorado. (Doutorado em Educação) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
VERRANGIA, Douglas. Criações docentes e o papel do ensino de Ciências no combate ao racismo e a discriminações. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 21 n. 1, p. 79-103 mar. 2016 / jun. 2016. Disponível em https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/19657. Acesso em: 11 jan. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos são do autor, com direito de primeira publicação para a revista, a ser mencionado em outras publicações.