INTERLOCUÇÕES DA LITERATURA SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS E A TEMÁTICA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Autores/as

Palabras clave:

Ensino de Ciências, Relações Étnico-Raciais, Educação Básica

Resumen

Este trabalho é um recorte de pesquisa de dissertação de Mestrado, a qual nesta produção objetiva refletir acerca de interlocuções tecidos pela literatura especializada sobre a temática da Relações étnico-Raciais e Ensino de Ciências. Neste texto, se apresenta diálogos por meio de pesquisas e pesquisadores/as do campo, visando demonstrar a importância de transversalizar a inserção da temática Étnico-Racial no espaço escolar e na área de conhecimento de Ciências Naturais. Dentre os aportes que consubstanciaram este estudo, ressaltamos, Verrangia (2009), Santos, Silva e Coelho (2014), Gomes (2012), Caprini e Farias (2016) e dentre outros. A pesquisa revelou que apesar da lei mencionar as disciplinas de História, Educação Artística e Literatura como propícias para enfocar a temática, percebeu-se que a abordagem da temática das Relações Étnico-Raciais deve perpassar todo o currículo escolar, incluindo o Ensino de Ciências. Constatou-se ainda, que a temática da História e Cultura Afro-brasileira e Africana deve ser transversalizada em todas as áreas do conhecimento e em todos os níveis do Ensino Fundamental, oportunizando aos alunos questionamentos sobre diferenças, racismo, preconceito e discriminação no âmbito escolar. Notou-se, que há diversas formas de transversalizar os eixos temáticos da Base Nacional Comum Curricular no direcionamento da temática da Diversidade no Ensino de Ciências. 

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Biografía del autor/a

Waldemar Borges de Oliveira Júnior, Universidade Federal do Pará

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará (UFPA/2015), Especialização em Relações Étnico-raciais para o Ensino Fundamental (UFPA/2016) e Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC/IEMCI/UFPA/2018). Atualmente é Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/IEMCI/UFPA). É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (Núcleo GERA-NEAB/UFPA). É membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) . Atua como professor colaborador da Faculdade de Ciências Naturais (UFPA/Campus Universitário Tocantins-Cametá). Foi Coordenador Local do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/UFPA/Campus Tocantins-Cametá). Têm experiência na área de Educação com ênfase nos seguintes temas: Formação de Professores; Processo de Ensino e Aprendizagem e Relações Étnico-Raciais.

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Publicado

07-04-2021