INTERLOCUÇÕES DA LITERATURA SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS E A TEMÁTICA DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Keywords:
Ensino de Ciências, Relações Étnico-Raciais, Educação BásicaAbstract
Este trabalho é um recorte de pesquisa de dissertação de Mestrado, a qual nesta produção objetiva refletir acerca de interlocuções tecidos pela literatura especializada sobre a temática da Relações étnico-Raciais e Ensino de Ciências. Neste texto, se apresenta diálogos por meio de pesquisas e pesquisadores/as do campo, visando demonstrar a importância de transversalizar a inserção da temática Étnico-Racial no espaço escolar e na área de conhecimento de Ciências Naturais. Dentre os aportes que consubstanciaram este estudo, ressaltamos, Verrangia (2009), Santos, Silva e Coelho (2014), Gomes (2012), Caprini e Farias (2016) e dentre outros. A pesquisa revelou que apesar da lei mencionar as disciplinas de História, Educação Artística e Literatura como propícias para enfocar a temática, percebeu-se que a abordagem da temática das Relações Étnico-Raciais deve perpassar todo o currículo escolar, incluindo o Ensino de Ciências. Constatou-se ainda, que a temática da História e Cultura Afro-brasileira e Africana deve ser transversalizada em todas as áreas do conhecimento e em todos os níveis do Ensino Fundamental, oportunizando aos alunos questionamentos sobre diferenças, racismo, preconceito e discriminação no âmbito escolar. Notou-se, que há diversas formas de transversalizar os eixos temáticos da Base Nacional Comum Curricular no direcionamento da temática da Diversidade no Ensino de Ciências.
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