AS CAMPANHAS DE ALFABETIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL
UMA REVISÃO HISTÓRICA
Palavras-chave:
Campanhas de Alfabetização, EJA, Políticas Educacionais, AnalfabetismoResumo
A história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil revela que essa modalidade de Ensino sempre esteve marcada pela exclusão e pelo preconceito, mas, também, foi marcada por lutas e conquistas que envolvem a busca pela alfabetização. À luz da História, esta pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, analisa a trajetória de algumas campanhas e/ou programas de alfabetização para pessoas jovens e adultas e as políticas públicas a elas destinadas. Buscou-se evidenciar como essas políticas foram pensadas e a que propósito se destinaram. As leituras realizadas permitiram perceber que as estratégias de massas são ineficazes, pois não respeitam as necessidades específicas dos grupos. As campanhas e / ou programas governamentais tiveram importância para a EJA, mas não asseguraram, efetivamente, a garantia de um direito constitucional, que é o direito à Educação, e não oportunizaram a continuidade dos estudos de seu público, haja vista que atendiam mais aos interesses políticos e econômicos do que os interesses sociais.
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