AS CAMPANHAS DE ALFABETIZAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL

UMA REVISÃO HISTÓRICA

Auteurs

  • Viviane Macário Sousa Escola Municipal Sizaltina Fernandes
  • Camila Nunes Duarte Silveira Instituto Federal Baiano

Mots-clés :

Campanhas de Alfabetização, EJA, Políticas Educacionais, Analfabetismo

Résumé

A história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil revela que essa modalidade de Ensino sempre esteve marcada pela exclusão e pelo preconceito, mas, também, foi marcada por lutas e conquistas que envolvem a busca pela alfabetização. À luz da História, esta pesquisa, de caráter bibliográfico e documental, analisa a trajetória de algumas campanhas e/ou programas de alfabetização para pessoas jovens e adultas e as políticas públicas a elas destinadas. Buscou-se evidenciar como essas políticas foram pensadas e a que propósito se destinaram. As leituras realizadas permitiram perceber que as estratégias de massas são ineficazes, pois não respeitam as necessidades específicas dos grupos. As campanhas e / ou programas governamentais tiveram importância para a EJA, mas não asseguraram, efetivamente, a garantia de um direito constitucional, que é o direito à Educação, e não oportunizaram a continuidade dos estudos de seu público, haja vista que atendiam mais aos interesses políticos e econômicos do que os interesses sociais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Viviane Macário Sousa, Escola Municipal Sizaltina Fernandes

Pedagoga (UESB). Especialista em Leitura e Produção Textual Aplicadas à Educação de Jovens e Adultos  pelo IF Baiano e  Especialista em Psicopedagogia pela PÓS-GRAD. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Itapetinga.

Camila Nunes Duarte Silveira, Instituto Federal Baiano

Doutora em Memória: Linguagem e Sociedade, pelo PPGMLS da Universidade Estadual do Sudoeste da
Bahia - UESB. Professora EBTT do Instituto Federal Baiano, Campus Itapetinga. Membro do Grupo de
Pesquisa Fundamentos da Educação: Memória, Imagem, Religião e Educação, do Museu Pedagógico-
UESB e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Humanidades (LABHUMA - IF Baiano). E-mail:
camila.silveira@ifbaiano.edu.br

Références

ARAÚJO, Maria Celina D’. O Estado Novo (Coleção Descobrindo o Brasil). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.

BRAGA, Ana Caroline. O desafio da superação do analfabetismo no Brasil: uma análise do Programa Brasil Alfabetizado no município de Araraquara/SP. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras UNESP. Araraquara, 2014.

BRAGA, Ana Caroline; MAZZEU, Francisco José Carvalho. O Analfabetismo no Brasil: Lições da História. RPGE – Revista On Line de Política e Gestão Educacional, v.21, p. 24 – 46, 2017.

BRASIL, Lei 4.024: Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília. MEC. 1961. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html.

BORGES, Irlanda Aglae; JESUS, Wellington Ferreira de. Financiamento da Educação na EJA: Contexto e desafio. XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE. 2013.

CARVALHO, Marcelo Pagliosa. As Políticas Públicas da EJA nos governos LULA (2003 – 2010) Incongruências do financiamento insuficiente. São Paulo: USP, 2011.

CASIMIRO, A.P.B.S. A Concepção Pedagógica de Jorge Benci para os Escravizados Coloniais. Histedbr on-line - v. Julho/2001, n. 3 (2001). Faculdade de Educação.

CASTELLI JR., Roberto. Alfabetização de Jovens e Adultos no Brasil: de programa em programa. In: MORTATTI, Maria do Rosário Longo; FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva (orgs.). Alfabetização e seus sentidos: o que sabemos, fazemos e queremos? 1 ed. São Paulo. UNESP, 2014.

COSTA, Ana Luiza Jesus da. As escolas noturnas do município da Corte: estado Imperial, Sociedade Civil e Educação do povo (1870 – 1889). Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 114, p. 53 – 68. Jan – mar. 2011

COSTA, Cristiane Dias Martins e OLIVEIRA, Paula Cristina Silva de. Educação de Jovens e Adultos: o que revelam as pesquisas. organização Leôncio Soares. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

DI PIERRO, Maria Clara, HADDAD Sérgio. Transformações nas Políticas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil no Início do Terceiro Milênio: Uma Análise das agendas Nacional e Internacional. Cad. Cedes. Campinas, V.35, n. 96, p. 197-217, maio - ago.,2015.

FARIAS Liliane. Analfabetismo resiste no Brasil e no mundo do século 21. Agência Brasil, Brasília 2019. Disponível em:https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2019-09/analfabetismo-resiste-no-brasil-e-no-mundo-do-seculo-21.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Eustáquio. Educação de Jovens e Adultos: teoria, prática e proposta, 2 ed. São Paulo: Cortez. Instituto Paulo Freire.

HENN, Leonardo Guedes; NUNES, Pâmela Pozzer Centeno. A educação escolar durante o período do Estado Novo. Revista Latino-Americana de História. Vol. 2, nº. 6. Agosto de 2013

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Conheça a População do Brasil, 2019. Disponível em: https://educa. ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html.

LUCENA, Vinícius; Falta de Recursos é a marca da EJA no Brasil.

AUN - Agência Universitária de Notícias, USP. Disponível em:http://paineira.usp.br/aun/index.php/2019/12/12/falta-de-recursos-e-a-marca-da-educacao-de-jovens-e-adultos-no-brasil/.

MAFRA, Andressa Luiza de Souza. Os Desafios e as Possibilidades nos 20 Anos da Modalidade EJA no Brasil: Uma Análise dos Programas de Alfabetização nos Governos FHC (1995 – 2002) e Lula (2003-2010). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) São Paulo, 2016.

MAGALHÃES, Justino. Escolarização e literacias: os sentidos da alfabetização e a diversidade cultural. In: MORTATTI, Maria do Rosário Longo; FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva (orgs.). Alfabetização e seus sentidos: o que sabemos, fazemos e queremos? 1 ed. São Paulo. UNESP, 2014.

MORAES,Marilia Gollo de; SCHWENGBER, Maria Simone Vione. Mulheres e Heranças Educativas do Analfabetismo. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020.

MOSKO, Jackson Fernando; CAPRARO, André Mendes; MOSKO; José Carlos. O Estado Novo (1937-1945) e a Educação Física: doutrinando corpos no exercício do poder. Revista Digital- Buenos Aires. Ano 15 - Nº 143 - Abril de 2010

PAIVA, Ivanilda Pereira; Educação Popular e Educação de adultos; São Paulo Editora Loyola. São Paulo, 1987.

PEREIRA, Cencita Maria. Educação de Jovens e Adultos: uma contribuição à discussão da proposta da rede Estadual de Ensino. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/983-2.pdf .

PINTO, José M. de R. Financiamento da educação no governo Lula. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE), Brasília/DF, n.2, v.25, mai./ago. 2009, p. 323-340.

RIBEIRO, Djamila. Pequeno Manual Antirracista. 1ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

SÁ, Maria Reneude de. Analfabetismo e alfabetização: Representações de Professoras Alfabetizadoras. Ed. Curitiba: Appris, 2016

SAVIANI. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2 ed. rev. e. amp. Campinas: Autores Associados, 2018

SILVA, Oney Cardoso Badoró Alves da. Alfabetização de pessoas jovens e adultas: um estudo do Programa TOPA no Município de Vitória da Conquista-BA, 2016. [Dissertação de mestrado]

SILVA, Rosa Virgínia Mattos e. O Português são dois: novas fronteiras, velhos problemas. São Paulo. Parábola Editorial, 2004.

SANTOS, Ana Cely Duarte Barbosa dos . O Programa Brasil Alfabetizado e os desafios da formação docente. Universidade Estadual da Paraíba, 2014. [Trabalho de conclusão de Curso].

Téléchargements

Publiée

04-10-2021

Numéro

Rubrique

Dossiê - Da formação à prática pedagógica